Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

Diretoria de Estudos e Políticas Sociais - Disoc


A Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) dedica-se à realização  de estudos e pesquisas sobre condições de vida da população brasileira, assim como ao acompanhamento e à avaliação de processos de formulação, implementação e avaliações de políticas sociais. As suas principais áreas de atuação englobam seguridade e previdência social; trabalho; saúde; assistência social e segurança alimentar; direitos humanos; justiça e cidadania; demografia; educação; desigualdades (de gênero e racial); pobreza; cultura; habitação; e segurança pública.

Diretora
Lenita Maria Turchi
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Doutora pela London School of Economics and Political Science, Universidade de Londres; Tese defendida em 2001: “The Impact of Total Quality Management (TQM) on Employees’ Attitudes and Behaviour: A Case Study at a Brazilian Company”, Mestre em Sociologia do Desenvolvimento, Universidade de Brasília (1980).  É pesquisadora do Ipea desde 1986, e na última década desenvolveu estudos e coordenou pesquisas com foco em instituições, inovação, interação universidade e empresa, empresariado e novas tecnologias. Co organizadora dos livros: Technological inovation in Brazilian and Argentine Firms (2007); Paedi :Pesquisa sobre atitudes empresariais para o desenvolvimento e Inovação (2012); Impactos tecnológicos das parcerias da Petrobras com Universidades, centros de pesquisa e firmas brasileiras (2013); Políticas de Inovação no Brasil: Avanços limitações e propostas (prelo 2017).  No Ipea ocupou funções de Coordenação de Pesquisa, Diretora Adjunta e  atualmente é Diretora de Estudos e Políticas Sociais. 




Diretora-adjunta
Enid Rocha Andrade da Silva
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Economista graduada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em economia regional pelo CEDEPLAR (UFMG) e Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. É pesquisadora do Ipea desde 1987, onde desenvolveu inúmeros estudos e pesquisas com ênfase nas transformações sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea. Possui experiência na área de Políticas Sociais, Metodologias de Pesquisa, Estado e Sociedade, Direitos Humanos, Assistência Social, Criança, Adolescente, e Jovem.




Coordenadores da DISOC

Coordenação de Estudos e Pesquisas de Igualdade de Gênero, Raça e Gerações (COGRG)
Coordenadora: Ana Amélia Camarano de Mello Moreira
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), mestrado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), doutorado em Population Studies - London School of Economics (1995) e pós-doutorado na Universidade de Nihon (Japão).
Áreas de estudo: demografia, com ênfase em envelhecimento populacional; arranjos familiares.

Coordenação de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Desenvolvimento Rural  (COTRA)
Coordenador: Aguinaldo Nogueira Maciente
Técnico de planejamento e pesquisa no Ipea desde 1998. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Estados Unidos (2013).
Áreas de estudo: mercado de trabalho, educação e qualificação profissional, economia regional, produtividade e crescimento econômicos.
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Coordenação de Estudos e Pesquisas em Educação (COEDU)
Coordenador: Paulo Roberto Corbucci
Mestre em Educação e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Técnico de planejamento e pesquisa do Ipea desde 1997, com atuação nas áreas de educação superior, políticas e indicadores educacionais. Atualmente, exerce a função de coordenador da área de educação na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc).

Coordenação de Estudos e Pesquisa em Seguridade Social (COSES)
Coordenador: Rogério Nagamine Costanzi
Mestre em Economia pelo IPE/USP e em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá/Espanha e Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS). Doutorando em Economia pela Universidade Autônoma de Madrid. Teve passagens pelo Ministério da Previdência Social (assessor especial do ministro, diretor do Departamento do RGPS e coordenador-geral de Estudos Previdenciários), Ministério do Trabalho e Emprego (assessor especial do ministro e coordenador-geral de Emprego e Renda), Ministério do Desenvolvimento Social, Ipea e OIT. Foi membro do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI). Ganhador do Prêmio Interamericano de Proteção Social (2° lugar) da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS) em 2015 e do Prêmio SOF de Monografia (2º lugar) do Ministério do Planejamento/Esaf em 2016.
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Coordenação de Estudos e Pesquisas de Gestão de Informações e de Estudos sobre Pobreza e Desigualdade Social (COIPD)
Coordenador: Pedro Herculano G. Ferreira de Souza
Técnico de planejamento e pesquisa do Ipea desde 2009. Mestre em Sociologia pelo Iuperj (2007) e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2016), com tese de doutorado agraciada pelo Prêmio Capes de melhor tese em Sociologia e pelo Prêmio Anpocs de melhor tese em ciências sociais.
Áreas de interesse: desigualdade de renda, estratificação social, mobilidade social, pobreza, políticas sociais.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea