Administração Pública. Governo. Estado

Presidenta do Ipea participa de conferência sobre ciência contra a desinformação

Luciana Mendes Santos Servo defendeu a integridade da informação como um aspecto fundamental para a formulação de políticas públicas e para um debate público qualificado

Helio Montferre/Ipea

A presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Mendes Santos Servo, participou da abertura da “Conferência Livre: Ciência no Combate à Desinformação", promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) nesta terça-feira (02). Durante o evento, pesquisadores e gestores públicos discutiram novas estratégias de combate à desinformação, o compartilhamento de dados, a integridade informacional, a cooperação científica para transparência, a infraestrutura informacional, o fomento à pesquisa e a regulamentação das plataformas.

A presidenta ressaltou que a credibilidade do instituto é afetada quando enfrenta redes de desinformação, e o combate à desinformação torna-se essencial nesse contexto. “A integridade da informação é um processo essencial na produção e disseminação do conhecimento, não só referente à formulação das políticas públicas baseada em evidência, mas também para promover um debate público qualificado”, disse Luciana.

A presidenta do Ipea também abordou os desafios enfrentados pelo instituto durante a pandemia, quando informações e discussões sobre políticas públicas eram constantemente questionadas. Ela alertou para o impacto negativo das fake news, que podem resultar na perda de vidas humanas. Luciana mencionou o esforço conjunto do Ipea com outros fóruns de políticas públicas e com a participação social a fim de integrar processos de produção científica, evidências e formação de políticas públicas.

Além disso, Luciana reconheceu o trabalho da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do instituto e adiantou que o Ipea está iniciando pesquisas sobre redes de informação, discurso de ódio e coesão social. Esclarecer a sociedade e promover a integridade da informação em tempos de redes sociais e mídia digital é um objetivo de trabalho. Luseni Aquino, diretora do Ipea, também participa da conferência, mediando o debate nesta quarta-feira (03) sobre os desafios do combate à desinformação e a regulação de plataformas.

Denise Pires de Carvalho, presidenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), frisou a crescente utilização maliciosa e antiética das tecnologias de informação e comunicação (TICs), desde a propagação de notícias distorcidas até a criação de vídeos que imitam perfeitamente figuras públicas. A evolução da inteligência artificial e o avanço das máquinas também têm sido explorados de maneira negativa, ampliando os desafios enfrentados.

“Hoje, o obscurantismo que precisamos combater é muito mais complexo e sofisticado, pois se apropria da tecnologia e da ciência até mesmo para negar a própria ciência e para gerar o caos”, apontou a presidenta da Capes. Ela ressaltou, no entanto, que os cientistas possuem o antídoto para combater essa desinformação: a busca incessante pela verdade. “Devemos combater os efeitos deletérios da desinformação com muito mais informação e mais transparência também”, afirmou.

O diretor do Ibict, Tiago Braga, observou que o Judiciário, o Legislativo, o Executivo e várias instituições da sociedade civil estão atuando de forma intensa nesse sentido. “A comunidade científica também precisa avançar no combate à desinformação, propondo medidas que garantam o desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico baseado em informações íntegras”, alegou.

O encontro é umas diversas reuniões que das antecedem a conclusão da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, prevista para junho. Participaram da organização do evento o Ibict, a Capes, o Ipea, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR).

Conferência Livre: Ciência no Combate à Desinformação (Primeiro dia)

 

Comunicação – Ipea
(61) 2026-5501
(21) 3515-8704 / (21) 3515-8578
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.