Energia

Revista Tempo do Mundo traz coletânea de artigos sobre perspectivas da transição energética

Publicação reúne contribuições de 38 autores em 12 artigos que buscam debater mudanças na matriz energética

Helio Montferre/Ipea

Uma coletânea de artigos que aborda diferentes perspectivas da transição energética é o destaque da edição número 32 da Revista Tempo do Mundo (RTM), lançada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta terça-feira (26). Esta edição visa complementar a literatura existente com análises que abrangem contextos internacional, regional, nacional, subregional e municipal relacionados a essa temática.

A publicação agrupa trabalhos que abordam a segurança, integração e transição energética, considerando aspectos como petróleo e gás, o papel das estatais, hidroelétricas, nuclear e eólicas offshore. Ao todo, foram apresentados 12 artigos acadêmicos, resultado do trabalho de dezenas de pesquisadores do Brasil e da Argentina que se dedicaram a explorar os diversos aspectos que envolvem a transição energética global.

Na abertura do seminário internacional “Lançamento número 32 da Revista Tempo do Mundo - Segurança, Integração e Transição Energética Justa”, o diretor de Estudos Internacionais do Ipea, Fabio Veras, saudou os autores da revista e destacou a relevância do aprofundamento da pauta da transição energética. Ele lembrou que o assunto foi destaque na fala do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva quando do ato de início do mandato rotativo do Brasil na presidência do Grupo dos 20 (G20).

“Essa edição é extremamente importante e oportuna. Importante porque consolida assuntos que já vem sendo debatidos pela Revista Tempo do Mundo há algum tempo. É uma publicação que dá bastante atenção à questão da integração regional. Já tivemos também edições dedicadas à pauta energética e agora temos esses dois tópicos juntos, unidos ao tema oportuno, que é a questão da transição energética justa. Um aspecto que ganha destaque nesse ano em que o Brasil assume a presidência pro tempore do Grupo dos 20”, afirmou Veras.

O evento marcou o lançamento oficial da edição da revista e reuniu diferentes especialista do tema, como o diretor do Departamento de Planejamento e Outorgas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Interligações Internacionais do Ministério de Minas e Energia (MME), Guilherme Zanetti Rosa, e demais pesquisadores do Ipea.

Pedro Silva Barros, editor da revista e técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, ressaltou que essa pauta tem sido objeto de estudo no instituto. “Pesquisas da Diretoria de Estudos Internacionais têm acompanhado a evolução da temática nos últimos quinze anos. Há extensa publicação relacionando matriz energética, integração regional, geopolítica, cadeias produtivas e diferentes aspectos econômicos como desdobramento do esforço que envolve essa transição, em especial alterações na oferta energética e nos equilíbrios de poder regionais e global. O tema é tão complexo quanto fundamental no cenário atual”, disse.

O evento contou com a presença das coordenadoras da revista, a diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Planejamento Energético (EPE), Heloisa Borges, e a especialista sênior em energia do Banco Mundial Michelle Hallack, e alguns autores, como a diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Fernanda Mello Sant'Anna, o professor de relações internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Giorgio Romano Schutte, a pesquisadora na Fundación Bariloche e Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Coincet, Argentina), María Eugenia Castelao Caruana, e a assistente de pesquisa na Dinte/Ipea, Caroline Chagas de Assis.

Destaques

A diversidade de abordagens a respeito da transição energética contidas nesta edição da Revista Tempo do Mundo dá a dimensão da transversalidade do assunto. Em “Agenda ambiental Brasil-China como vetor automizante”, por exemplo, Jóhidson André Ferraz de Oliveira, Ana Silvia Andreu da Fonseca e Caroline da Costa Silva Gonçalves tratam de alguns aspectos emergentes na discussão sobre o clima no que diz respeito à ligação entre Brasil e China, nos limites e ganhos para uma agenda global de meio ambiente, sobretudo em relação à transição energética. Os autores argumentam que o atual momento histórico, com deslocamento do poder central do Norte ocidental para a Ásia, apresenta-se como oportunidade para o Brasil se estabelecer em melhores níveis no cenário internacional, caso consiga aliar-se com a China em projetos de economia verde.

Giorgio Romano Schutte, Igor Fuser e Rafael Almeida Ferreira Abrão abordaram o papel das empresas petroleiras estatais latino-americanas na transição energética no artigo “O papel das petrolíferas estatais na transição energética da América Latina: os casos da Petrobras, YPF, Ecopetrol e Pemex”. Os autores apontam que, apesar do potencial, há diversos obstáculos a serem superados. Entre eles, a falta de recursos financeiros para investimentos em descarbonização, o baixo crescimento econômico e as políticas de austeridade fiscal diante do custo da transição.

A edição número 32 da revista traz ainda o tema do gás natural, em dois artigos. O primeiro referente ao papel que pode ter no que se refere à transição energética regional e o outro nos desafios associados aos contratos das termelétricas no processo de privatização da Eletrobras.

Confira a íntegra da Revista Tempo do Mundo


 

2024\3\26 Seminário Internacional: Lançamento nº 32 da Revista Tempo do Mundo – Segurança, Integração e Transição Energética Justa

Comunicação – Ipea
(61) 2026-5501
(21) 3515-8704 / (21) 3515-8578
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.