Administração Pública. Governo. Estado

Técnica do Ipea Luciana Acioly é eleita presidenta do Conselho Regional de Economia do DF

Pós-doutora em economia com atuação em finanças internacionais, Luciana é a terceira mulher a ocupar esse cargo

A economista Luciana Acioly da Silva, técnica de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), tomou posse como presidenta do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) nessa quinta-feira, 4 de janeiro, em Brasília. Ela é a terceira mulher a ocupar o cargo na história do Conselho.

Acioly é graduada em ciências econômicas, doutora em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutora pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Ela ingressou no Ipea em 1998, onde atuou na Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas e como diretora de Estudos Internacionais. Suas pesquisas nas áreas de economia e finanças internacionais abordam temas como fluxos de capitais, investimento direto externo, crises financeiras, G20, bancos multilaterais de desenvolvimento e Brics, com foco especial na China.

“Pretendo utilizar minha experiência como pesquisadora no Ipea para promover o debate sobre o desenvolvimento econômico no Brasil e no DF, por meio de parcerias com universidades, associações empresariais e entidades governamentais, que é uma das mais importantes atribuições do Conselho”, explicou Acioly. O mandato é de um ano, com possíveis reeleições por dois períodos consecutivos.

A presidenta do Ipea, Luciana Mendes Santos Servo, parabenizou Luciana Acioly pela eleição e destacou a importância de ter mulheres à frente dos conselhos regionais de economia. “As mulheres ainda são minoria entre os graduados em economia e sofrem discriminações no mercado de trabalho. É necessário avançar no empoderamento das mulheres e dos grupos populacionais que são vítimas de discriminação para poder apoiar a formulação e análise de políticas públicas, tornando-as mais efetivas e eficientes”, defendeu Servo.

240105 posse luciana aciolyLuciana Acioly, técnica de planejamento e pesquisa do Ipea, assinando o termo de posse na Presidência do Corecon-DF
Foto por: Daniel Soares
 


Comunicação - Ipea
(61) 2026-5501
(21) 3515-8704 / (21) 3515-8578
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.