Administração Pública. Governo. Estado

"Venham, façam o concurso do Ipea. O Ipea é para todos", diz presidenta Luciana

Depois de 15 anos de espera, Instituto promove primeiro certame sob vigência da lei de cotas

Helio Montferre/Ipea

A presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Mendes Santos Servo, ressalta em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (04/12), a importância do primeiro concurso, depois de 15 anos, para a recomposição do quadro de pessoal do Instituto. O certame oferece 80 vagas distribuídas em três perfis e dez especialidades (ver quadro abaixo), com cotas de 10% para pessoas com deficiência e, pela primeira vez, 20% para negros. Segundo a presidenta, a expectativa é uma transição para um Ipea com mais diversidade. Luciana também anunciou que irá solicitar que haja um cadastro reserva correspondente a 25% do total de vagas, e que pretende buscar que este seja o primeiro de uma série de concursos regulares.

“Quando falamos de burocracia representativa, é importante que a representação social da população dentro dessa burocracia seja respeitada. Quando temos uma instituição essencialmente branca e masculina, é essa perspectiva que levamos para os nossos debates de políticas públicas. Trazer a diversidade para dentro do Ipea é fundamental. Então, venham, façam o concurso do Ipea. O Ipea é para todos”, disse Luciana.

A presidenta do Ipea afirmou que é uma preocupação muito grande do Instituto que as cotas sejam efetivas. “Temos várias barreiras que foram percebidas na realização de concursos anteriores e todo o processo de discussão do concurso do Ipea levou em consideração a retirada dessas barreiras ou a minimização delas. Fazer um concurso dentro da lei de cotas exigiu que se pensasse que esse tem de ser o mínimo. Temos 20% das vagas reservadas, como prevê a lei de cotas, mas esperamos que pessoas negras entrem pela concorrência geral para que consigamos aumentar a diversidade dentro do Ipea”, disse ela. O Ipea aumentou ainda a cota reservada para pessoas com deficiência (PcD), que era de 5%. Neste concurso, serão destinados 10% das vagas para PcD.

Luciana esclareceu que o Grupo de Trabalho do concurso 2023 avaliou questões relacionadas à diversidade e aspectos práticos da aplicação das provas que pudessem favorecer a participação, ampliando as possibilidades. Uma das barreiras ao acesso é a localização dos locais de prova, razão pela qual, neste certame, o Ipea optou por realizar o concurso nas 26 capitais de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

A presidenta do Ipea explicou o motivo pelo qual o concurso do Ipea não abrangerá as 180 cidades, como ocorrerá com o Concurso Unificado Nacional. “O concurso unificado está sendo pensado para três milhões de pessoas, enquanto o do Ipea para 30 mil pessoas. Essa distribuição espacial tem de considerar também o número de candidatos que esperamos para o concurso porque senão o custo de realização do concurso o torna inviável. Entendemos também que colocar a prova num único dia facilita o deslocamento dos candidatos. Se fossem dois dias, o custo de deslocamento aumentaria”, explicou.

A coordenadora-geral de Contratações, Serviços Gerais e Apoio à Pesquisa do Ipea, Marinésia Lemos Souto, participou do evento ao lado da presidenta. Ela destacou que a realização do concurso é resultado de uma luta de 15 anos. “Esse momento é a realização de um desejo e um objetivo para o Ipea. O concurso é essencial para a continuação dessa casa e compreendemos que esta casa é essencial para subsidiar o governo quanto a suas políticas públicas”, declarou. A coordenadora-geral lembrou que o Ipea possui atualmente cerca de 700 projetos de pesquisa em andamento, envolvendo aproximadamente 150 técnicos de planejamento e pesquisa

Marinésia observou que, embora o Ipea não tenha controle na aplicação das provas do concurso, atuará para zelar pelo adequado andamento do processo como um todo. “O Instituto tem nomeado fiscais que acompanharão todo o processo que envolve o concurso. O certame tem regras claras que devem ser observadas e que buscam a lisura do processo de elaboração, aplicação e correção das provas e definição dos candidatos aprovados”, disse.

O coordenador do grupo de trabalho do concurso 2023 do Ipea, Pedro Miranda, reforçou o desejo do Ipea em renovar seus quadros, num processo pautado na diversidade e no desejo de inclusão de diferentes segmentos sociais no Instituto. “Esperamos que esses 80 novos ‘ipeanos’ venham renovar nossa capacidade de trabalho de forma bastante intensa. Que sejam 80 novas pessoas que venham trabalhar com a gente e que estejam conosco por muitos anos”, comentou.

O Ipea tem um hotsite especial para o concurso (http://www.ipea.gov.br/concurso). Além disso, dúvidas podem ser tiradas pela Central de Atendimento da Fundação Cesgranrio, por telefone (0800-701-2028) e por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). O atendimento é realizado de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 17h30 (hora de Brasília). Exceto feriados.

Assista aqui a íntegra do evento promovido pelo Ipea sobre o concurso

Confira o quadro de perfis, especialidades, e o número inicial de vagas:
231204 quadro
Comunicação - Ipea
(61) 2026-5501
(21) 3515-8704 / (21) 3515-8578
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.