Cooperação Internacional. Relações Internacionais

Think tanks se unem para elaborar propostas para o G20, que será presidido pelo Brasil

Ipea, Funag e Cebri reúnem entidades para formar Conselho Consultivo do T20 Brasil

A Secretaria Executiva do T20 Brasil, composta pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) e Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), reuniu think tanks e centros de pesquisa brasileiros interessados em compor o Conselho Consultivo Nacional do T20 Brasil. O encontro, em 16 de outubro, contou com a participação de cerca de 30 instituições nacionais, que discutiram as diretrizes e os temas prioritários do T20 Brasil, em preparação para a cúpula do G20 que será sediada no Brasil em 2024.

A presidenta do Ipea, Luciana Mendes Santos Servo, destacou a importância da participação dos think tanks e centros de pesquisa na elaboração de propostas para o G20: “Os think tanks desempenham um papel fundamental na formulação de políticas e na promoção de soluções globais. Suas contribuições são importantes para enfrentar desafios complexos que transcendem as fronteiras nacionais”. Também participaram do encontro o ministro Almir Nascimento, da Funag, e Luciana Muniz e Feliciano Guimarães, do Cebri.

O diretor de Estudos Internacionais do Ipea, Fabio Veras, ressaltou o foco das ações do T20 Brasil para influenciar a cúpula do G20 que será realizada no Brasil em 2024: "Nosso objetivo é desenvolver propostas robustas e práticas que possam impactar positivamente a agenda do G20. O Brasil tem uma oportunidade única de liderar e influenciar as discussões globais".

Os temas apresentados nas discussões do T20 Brasil incluem seis forças-tarefa. Entre elas, estão o “combate à desigualdade, fome e pobreza” e “ação climática sustentável e transições energéticas justas e inclusivas”. As duas em consonância com as prioridades da presidência brasileira do G20. Na área da economia, estão a “reforma da estrutura financeira internacional” e “comércio e investimento para o crescimento sustentável e inclusivo”. Temas contemporâneos também fazem parte do debate, como a transformação digital e o fortalecimento do multilateralismo e da governança global.

Durante a reunião, os participantes também discutiram os subtópicos a serem abordados dentro de cada tema e tópicos transversais que podem ganhar maior visibilidade, como financiamento do desenvolvimento, desigualdades de gênero, saúde e assentamentos humanos.

Os encaminhamentos da reunião incluíram a solicitação aos membros do Conselho Consultivo para manifestarem interesse em liderar uma das forças-tarefa ou um sub-tópico específico. Houve discussões sobre a formação do Secretariado do Conselho Consultivo Nacional, que terá a responsabilidade de apoiar o Comitê Organizador e facilitar a comunicação entre os membros.

Reunião Introdutória com think tanks internacionais

Na próxima quinta-feira, 26 de outubro, às 9h, está agendada uma reunião com representantes de think tanks internacionais que manifestaram interesse em participar do Conselho Consultivo Internacional do T20 Brasil. Na ocasião, os temas das seis forças-tarefa e as atividades planejadas para o T20 Brasil serão apresentados. Os think tanks internacionais também serão convidados a manifestar interesse em liderar forças-tarefas ou sub-tópicos que se alinhem com seus interesses e expertise. O encontro será transmitido pelo YouTube do Ipea.

O T20 Brasil se consolida como uma plataforma de colaboração entre think tanks e centros de pesquisa, unindo esforços para enfrentar desafios globais e influenciar positivamente a agenda do G20. A cúpula de 2024 promete ser um marco nas discussões internacionais, com o Brasil desempenhando um papel de liderança na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas do mundo.

Matérias relacionadas:

Comitê Organizador divulga nota conceitual sobre o T20 Brasil

Reunião mobiliza instituições de pesquisa e da sociedade civil para os trabalhos do T20 Brasil

Comitê Organizador do T20 Brasil convida centros de pesquisa para debater agenda global

Ipea, Funag e Cebri instalam Comitê Organizador do T20, que vai assessorar o G20 

Ipea participa de encontro do T20 na Índia

Comunicação - Ipea
(61) 2026-5501
(21) 3515-8704 / (21) 3515-8578
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.