Desenvolvimento Regional

Assinado acordo para o desenvolvimento e integração com foco na América Latina e Caribe

Ipea e Sela definem termos para parceria dos próximos anos

Helio Montferre/Ipea

A presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo, e o secretário do Sistema Econômico Latino-Americano e do Caribe (Sela), Clarems Endara, assinaram, nesta segunda-feira (26/06), o memorando de entendimento que estabelece a cooperação técnica e institucional para promover a integração e o desenvolvimento na região. A formalização ocorreu durante o “Seminário Internacional: Desafios da Integração da América Latina e do Caribe – Pequena e Média Empresas e Portos Digitais”. O evento tratou da parceria entre o Ipea e o Sela com organismos regionais e instituições acadêmicas voltadas para a produção de pesquisas e cooperação de qualificação, formulação e avaliação de políticas públicas.

Servo registrou que o Instituto tem uma longa tradição em estudos sobre pequenas e médias empresas e conta ainda com espaço para aumentar a cooperação e a integração regional. Na mesma linha, o secretário citou a reestruturação do Sela, uma entidade de 48 anos, parceira histórica do Ipea, com ambiente para reafirmar antigas alianças e avançar em temas como o desenvolvimento regional, sustentável, segurança alimentar e logística.

O memorando de entendimento inclui questões como os desafios da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); desenvolvimento econômico ambientalmente responsável; integração energética e mercado regional de energia; integração comercial; integração produtiva; complementaridade econômica regional; integração de infraestrutura e logística física e digital; integração financeira e monetária; desenvolvimento e monitoramento de indicadores de desenvolvimento social e humano. O documento assinado durante a abertura já está em vigor.

Já o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Ruy Pereira, ressaltou o retorno do Brasil na agenda internacional. Ele comentou sobre a importância do acordo firmado em função do protagonismo das pequenas e médias empresas no cenário latino-americano e do papel do Ipea nas políticas públicas importantes para o setor.

O seminário foi coordenado pelo pesquisador da Diretoria de Estudos Internacionais (Dinte/Ipea) Pedro Silva Barros. Ele realizou uma apresentação sobre o histórico de documentos e publicações do Instituto para subsidiar as ações para o desenvolvimento regional. Entre os destaques estão o convênio com a instituição chilena Univerdad Católica del Norte, o memorando de entendimento com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a parceria com a Agência de Cooperação Brasileira (ABC). Barros acrescentou que o Instituto deve manter os acordos de cooperação com a ApexBrasil e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Ao longo da programação ocorreu o debate entre o diretor de Articulação Institucional do Ministério de Planejamento e Orçamento, Luciano Wexell Severo; a coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, Rita Albuquerque; e o vice-presidente de Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Jorge Arbache. De acordo com Severo, a assinatura representa um marco para o relacionamento dos países latino-americanos, que viveu um lapso de desintegração nos últimos anos.

Rita Albuquerque lembrou que a Apex trabalha exclusivamente com produtos de valor agregado voltado para a sustentabilidade. Albuquerque acredita que o comércio com a América Latina e Caribe tem grande potencial para crescimento. Em complemento, Jorge Arbache elencou os recentes movimentos protecionistas nos diversos blocos econômicos que reforçam a necessidade de promoção de ações com os países vizinhos. Ele acredita que a América do Sul se destaca porque apresenta aspectos únicos no mundo, como uma disponibilidade de energia verde, barata e abundante, que é a força motriz da competitividade industrial do século XXI.

Veja a integra do evento aqui

Acesse as apresentações abaixo:

Desafios da Integração da América Latina e do Caribe: Pequenas e Médias Empresas e Portos Digitais – Pedro Silva Barros

Iniciativas para el Desarrollo Empresarial y Comercial de AL – Karla Sánchez

Desafíos de la integración de América Latina y el Caribe – Clarems Endara

Veja as fotos