Sociedade. Participação Social. Controle Social

Ipea lança edição comemorativa de 10 anos do Boletim de Análise Político-Institucional

Publicação reúne os 10 artigos mais buscados pelos leitores

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou, nesta quinta-feira (02), a edição especial comemorativa de 10 anos do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi), que reúne os 10 artigos mais buscados pelos leitores da publicação, conforme o Repositório do Conhecimento do Ipea. Os textos foram republicados em inglês, para alcançar um público mais amplo.

Criado em 2011, o Bapi chegou à sua 33ª edição (sendo 21 temáticas) e a um total de 295 artigos publicados para fomentar o debate sobre uma gama de tópicos: das mudanças na estrutura do Estado à representação por meios digitais, do uso de evidências científicas nas políticas públicas aos obstáculos para o aumento da diversidade racial no setor público.

Os organizadores da edição atual são três pesquisadores do Ipea: Daniel Pitangueira de Avelino, Felix Garcia Lopez e Natalia Massaco Koga. Para Avelino, editor-chefe do Bapi, “o Boletim é uma obra coletiva e é uma satisfação ter a oportunidade de produzir esta edição comemorativa e saber que publicamos artigos que fomentaram as discussões sobre as estruturas e instituições de atuação do Estado brasileiro em regime democrático”.

Luís Felipe Zilli é autor o primeiro artigo, publicado originalmente em dezembro de 2018, sobre o fenômeno da violência envolvendo policiais em três estados brasileiros: Minas Gerais, Pernambuco e Goiás. O segundo texto, cujo autor é Rodrigo Fracalossi de Moraes, foi publicado originalmente em abril de 2020 e aborda os fatores de risco associados às medidas de saúde adotadas para conter a disseminação do coronavírus, que, quando combinados, podem aumentar as chances de conflitos sociais violentos.

O terceiro artigo, que examina a coordenação interorganizacional adotada pelos programas sociais no governo brasileiro e agências, foi publicado originalmente em junho de 2016 por Sheila Cristina Tolentino Barbosa. O quarto estudo, publicado em dezembro de 2018 e produzido por Débora Medeiros e Luís Fernando Tófoli, analisa mitos e fatos que permeiam o debate sobre as políticas de drogas.

Almir de Oliveira Júnior, autor do quinto texto, lançado em agosto de 2012, discute desafios enfrentados pelas organizações policiais brasileiras devido aos altos índices de criminalidade. Em dezembro de 2018, Ana Clara Telles, Luna Arouca e Raull Santiago publicaram artigo em que discutem a realidade do Brasil e como jovens de favelas e periferias urbanas acabam sendo mais negativamente afetados pelas políticas antidrogas.

Paulo Kliass, autor do sétimo texto, publicado originalmente em dezembro de 2018, descreve os principais argumentos adotados historicamente no Brasil contra a longa tradição de constituição de empresas estatais. Em outubro de 2013, Almir de Oliveira Júnior e Verônica Couto de Araújo Lima, autores do oitavo texto da publicação, discutiram o racismo institucional no contexto da segurança pública.

Sheila Cristina Tolentino Barbosa e João Cláudio Pompeu são autores do nono texto, publicado em dezembro de 2017, que descreve a trajetória recente da organização do governo federal brasileiro. No último estudo, de junho de 2015, Helder Ferreira, Elaine Marcial e Joana Alencar apresentam os resultados preliminares do projeto “Segurança Pública no Brasil: uma visão prospectiva”.

Acesse a íntegra de edição de 10 anos do Boletim de Análise Político-Institucional

Coordenação-Geral de Imprensa e Comunicação Social
(21) 3515-8704 / 3515-8578 / 98556-3093
(61) 2026-5501 / 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.