Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil - Indicadores - Volume 1  

Daniel Castro, José Marques de Melo (Organizadores) / Brasília, 2012 

Avulso: R$ 20,00

 

icon pdf Acesse o PDF (4.2 MB) epub

Acesse o E-PUB (4 MB)
(Para leitura em sistema operacional Android, recomenda-se o Universal Book Reader)

compre

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO

PARTE I
INDICADORES DA SOCIEDADE

CAPÍTULO 1
NOVO DESENVOLVIMENTISMO COMO RESPOSTA À CRISE GLOBAL
Marcio Pochmann

CAPÍTULO 2
SINAIS DE CRESCIMENTO NAS INDÚSTRIAS MIDIÁTICAS
José Marques de Melo

CAPÍTULO 3
MUDANÇAS NA COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL DE TV POR ASSINATURA: ESTUDOS SOBRE O CASO ESPANHOL E O BRASILEIRO
Carolina Ribeiro
Marcio Wohlers

PARTE II
INDICADORES DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA

CAPÍTULO 1
COMUNICAÇÃO PÚBLICA: COMUNICAÇÃO POLVO
Daniel Castro

CAPÍTULO 2
AVANÇOS NOS OBSERVATÓRIOS MIDIÁTICOS
Cosette Castro

CAPÍTULO 3
AVANÇOS NAS REVISTAS ACADÊMICAS
Cicilia M. Krohling Peruzzo

CAPÍTULO 4
AVANÇOS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Mariluce Moura

PARTE III
INDICADORES DAS TELECOMUNICAÇÕES

APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO 1 
FUTUROS DESAFIOS PARA O PROGRAMA NACIONAL DE BANDA LARGA
Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa

CAPÍTULO 2
TV POR ASSINATURA E REGULAÇÃO: DESAFIO À COMPETITIVIDADE E AO ESTÍMULO À PRODUÇÃO LOCAL
João Maria de Oliveira
Carolina Teixeira Ribeiro

CAPÍTULO 3
ANÁLISE DOS IMPACTOS DA OFERTA DE TV A CABO SOBRE A PENETRAÇÃO DE BANDA LARGA NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Carlos Manuel Baigorri
Thiago Cardoso H. Botelho
Alexandre L. Henriksen

CAPÍTULO 4 
REFLEXÕES SOBRE O USO DE SATÉLITES COMO INFRAESTRUTURA COMPLEMENTAR AO PROGRAMA NACIONAL DE BANDA LARGA 
Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa
Carlos Roberto Paiva da Silva

CAPÍTULO 5
OCUPAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA INTENSIDADE E SOBRE A OFERTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA
Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa
Paulo A. Meyer M. Nascimento

CAPÍTULO 6
INTERNET E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: EVIDÊNCIAS DE FIRMAS E DOMICÍLIOS BRASILEIROS 
Samuel César da Cruz Júnior
Igor Siqueira Cortez

CAPÍTULO 7
FIXO E MÓVEL: SUBSTITUIÇÃO OU COMPLEMENTARIDADE? EVIDÊNCIAS PARA O BRASIL
Nathalia Almeida de Souza Lobo

PARTE IV
REFLEXÕES SOBRE COMUNICAÇÃO

CAPÍTULO 1
A FACE ÚNICA DA MOEDA: A COBERTURA MIDIÁTICA DAS REUNIÕES DO COPOM
Pedro Cavalcanti

CAPÍTULO 2 
O ASSESSOR COMO BRICOLEUR E AS URGÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA 
Allex Rodrigo Medrado Araújo
Fernanda Cristine Carneiro

CAPÍTULO 3 
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA DINAMIZA OS BRICS
Marina Nery

CAPÍTULO 4
ESFERAS PÚBLICAS E APROPRIAÇÕES MIDIÁTICAS
Marco Schäffer

CAPÍTULO 5
CANAL DIRETO COM A SOCIEDADE COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Mirlene Bezerra

CAPÍTULO 6
OS GASTOS COM PUBLICIDADE PELO PODER PÚBLICO SERÃO REALMENTE PÚBLICOS?
Mariana Cristina dos Santos Resende

CAPÍTULO 7
A BLOGOSFERA E A LUTA PELA DEMOCRACIA
Altamiro Borges

CAPÍTULO 8
GOVERNO ELETRÔNICO E SOBERANIA CULTURAL
Federico Vázquez

 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea