Agricultura, Pecuária e Pesca

Ipea, Conab e Cepea divulgam tendências de preços dos principais produtos agropecuários

Nota analisa as condições de oferta e demanda do Brasil e do exterior

Créditos: Orlando Kissner/ANPr

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quinta-feira (8/9), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), a nota de Preços e mercados agropecuários, que traz uma análise do acompanhamento dos preços domésticos e internacionais, além do balanço de oferta e demanda dos principais produtos agropecuários brasileiros referentes à safra 2021-2022 e 2022-2023. A análise também apresenta perspectivas do setor para a próxima safra. 

No primeiro trimestre deste ano, o conflito entre Rússia e Ucrânia provocou uma aceleração nos preços das principais commodities agrícolas. Já o cenário no segundo trimestre de 2022 foi marcado pela reversão do ciclo de aumento de preços desses produtos, em especial, do trigo, que retornou ao patamar de preços praticados no final de 2021, apesar da alta de 80% registrada entre fevereiro e março deste ano. 

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de soja e o quarto maior exportador mundial de milho. A boa safra brasileira este ano, inclusive do trigo, contribuiu para o recuo dos preços dos grãos, que haviam sido impactados pelo conflito no Leste Europeu no início do ano. 

Os pesquisadores identificaram certa estabilidade nos preços das proteínas animais graças à recuperação do rebanho de bovinos e à maior disponibilidade de carne suína no mercado doméstico, após queda nos embarques para a China. A carne de frango segue com maior demanda, mas ainda em patamares elevados.

 As incertezas em relação às perspectivas para o crescimento econômico global influenciaram as cotações das demais soft commodities, como açúcar, café, algodão e cacau. A aceleração inflacionária causada pelo aumento dos custos de energia gerou temores de aumento das taxas de juros nos principais mercados globais, como nos Estados Unidos e União Europeia. Esses fatores contribuíram para a interrupção da escalada de preços agropecuários, inclusive de seus principais insumos, como os fertilizantes.

 O levantamento do Ipea conta com a participação do Cepea/Esalq/USP para as análises dos preços domésticos, e da Conab para as análises de produção e dos balanços de oferta e demanda domésticos.

Acesse a íntegra da nota de conjuntura

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(21) 98556-3093
(61) 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.