Ipea lidera a delegação do Brasil no Fórum Acadêmico dos BRICS 2022

Evento virtual foi realizado em Pequim, na China, e contou com representantes dos cinco países

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) participaram da edição de 2022 do Fórum Acadêmico do BRICS, em Pequim, capital da China, na última sexta-feira, (20). Há mais de dez anos, o Ipea é o representante brasileiro no Conselho de Think Tanks do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A participação do Ipea no evento foi liderada pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Marco Cavalcante.

O encontro aconteceu de forma presencial na capital chinesa e demais membros dos países de forma remota. O tema do fórum deste ano, Cementing Intellectual Support for BRICS with the Focus on Common Development, mobilizou discussões por mais de seis meses, incluindo cooperação entre os países, na área econômica, desenvolvimento e cooperação em políticas.

Na abertura do evento o diretor do Ipea, Marco Cavalcante, representando a Instituição disse que "o Fórum Académico BRICS tem sido, durante muitos anos, uma grande oportunidade para partilhar os nossos conhecimentos e as nossas diversas opiniões e pontos de vista sobre vários assuntos de interesse mútuo, especialmente aqueles sobre os quais existem possibilidades de cooperação entre os nossos países”.
Durante o evento, os participantes analisaram como os países dos BRICS podem cooperar para o aperfeiçoamento da governança global e o aprofundamento dos instrumentos e dos mecanismos de cooperação econômica entre os países.

Fernando Ribeiro, pesquisador do Ipea, afirmou que houve também uma discussão sobre meios para promover o desenvolvimento e a transformação econômica dos países membros. "Foi um evento que como sempre teve uma participação muito ampla de ideias. Também abordaram os desafios da inovação tecnológica, promoção de ciência e tecnologia, transformação digital e por fim como promover uma maior cooperação de manufaturas”, disse Ribeiro.

Participaram da delegação brasileira os pesquisadores do Ipea, Renato Baumann, Fernando Ribeiro, Rodrigo Fracalossi, Fernanda De Negri, Luis Claudio Kubota e o pesquisador Uallace Moreira Lima, professor da Universidade Federal da Bahia. O encontro anual de cúpula do BRICS acontece desde 2006, sempre no país que ocupa a presidência rotativa do grupo, precedido do Fórum Acadêmico do BRICS.

Assessoria de Imprensa e Comunicação do Ipea
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.