Estudo analisa inovação no sistema de financiamento às pequenas empresas no país

Pesquisa projeta benefícios com a regulação na captação de linhas de crédito e apoio financeiro às micro e pequenas empresas

Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicado (Ipea) aponta impactos positivos às pequenas empresas com a proposta de regulação no processo de captação de linhas de crédito e financiamento. O diagnóstico foi apresentado nesta sexta-feira (12/11), durante webinar, com a participação de especialistas. De acordo com o levantamento, a regulação no financiamento – envolvendo o sistema bancário, governo e fundos de investimentos – vai permitir acesso facilitado ao crédito para as empresas, redução de custos em transações financeiras, além de mitigar riscos de inadimplência.

A iniciativa em debate sugere a criação do Sistema Nacional de Financiamento Vinculado ao Faturamento de Micro e Pequenas Empresas, medida que ofereceria possibilidades de ampliação nas linhas de crédito através da criação de novos fundos públicos, bem como o aumento no financiamento privado. Para o pesquisador do Ipea e autor do estudo, Mauro Mauro Oddo Nogueira, o debate regulatório é fundamental para obter novos modelos que favoreçam o desenvolvimento sustentável do setor. “O pequeno empresário precisa de acesso facilitado e diversificado às linhas de crédito. A proposta oferece essas duas alternativas e pode representar um avanço para o empreendedorismo no país”, argumentou.

O webinar também contou com a participação do pesquisador do Ipea Paulo Meyer Nascimento que examinou que a proposta do novo sistema de financiamento às pequenas empresas traria mecanismos regulatórios inovadores e estimularia a produtividade e capacidade competitiva das microempresas. “A proposta torna as pequenas empresas mais produtivas e vai favorecer diretamente o crescimento, gerando novas oportunidades de mercado”, avaliou.

O estudo conclui ainda que o novo modelo de financiamento pode representar também um avanço ao oferecer a certificação e análise de planos de negócios às pequenas empresas. Isso seria possível por meio da oferta de programas de capacitação. Pela iniciativa sugerida, o empreendedor poderá apresentar o plano de negócios e receber consultoria de negócios, pela entidade responsável, antes de ter o crédito e o acesso à linha de crédito contemplado.

Acesse a íntegra do estudo.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(21) 3515-8705 / 3515-8578
(61) 99427-4772
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.