Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Slideshare

 



topo livro_politicas_incent_inov_tecn_brasil

TD 1663 - Projeções de Mão de Obra Qualificada no Brasil: Uma Proposta Inicial com Cenários Para a Disponibilidade de Engenheiros Até 2020
Rafael Henrique Moraes Pereira, Paulo A. Meyer M. Nascimento e Thiago Costa Araújo / Brasília, setembro de 2011 

Surplus Labor and Industrialization

O campo de estudos sobre projeções e estimativas populacionais apresenta razoável nível de amadurecimento de suas metodologias e discussões. Entretanto, quando se trata de projetar um grupo populacional muito específico, como as pessoas com uma determinada formação acadêmica/profissional, existe ainda amplo espaço para aprimoramentos metodológicos. A contribuição do presente estudo vem no sentido de refinar os métodos de projeção populacional com vistas a estimar, para o Brasil, a oferta de mão de obra qualificada com nível superior em áreas específicas do conhecimento. Para tanto, apresenta-se uma metodologia que se utiliza de um conjunto de bases de dados públicos (SIM/Datasus, Censo Demográfico, Censo da Educação Superior e PNAD). O estudo apresenta também os resultados da aplicação desta metodologia na simulação de cenários sobre a disponibilidade, até 2020, de profissionais com formação em cursos de engenharia, produção e construção e áreas afins no mercado de trabalho brasileiro.

Research on population projections and estimates are well-developed worldwide.Nonetheless, methodological advances are still required when it comes to educationspecific population projections. This paper aims to contribute in this matter presenting a method to project specialised workforce in Brazil. The proposed method conjugates four different public databases which are easily accessible and can be used to project professionals with different higher education qualifications by sex and age. Moreover, the method is applied to estimate engineering workforce availability in Brazil up to 2020.
                                                                                     

acesse  Acesse o documento (917KB)

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea