TD 0925 - Correção do Fluxo Escolar: O Caso do Paraná
Missão: “Aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas”.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
recept pojok game jual obral berita bola delicious recipe resep masakan indonesia resep masakan indonesia Adi Sucipto News and Entertainment
Ipea ao Vivo
Twitter
Youtube
facebook
Flickr
Google +
topo td_antigos

TD 0925 - Correção do Fluxo Escolar: O Caso do Paraná

Heloísa Lück e Marta Parente / Brasília, dezembro de 2002

Este texto apresenta os resultados do estudo de caso piloto sobre o Programa de Correção de Fluxo Escolar do Paraná que integra a pesquisa "Uma Avaliação de Impacto dos Mecanismos de Correção do Fluxo Escolar sobre o Desempenho do Sistema Educacional", em realização pelo Ipea. O presente estudo teve dois objetivos, analisar a implantação e implementação do referido Programa pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná e aplicar e testar a metodologia a ser utilizada nos estudos de caso de outros estados que implantaram o referido Programa. O estudo apresenta: (i) o que é a pesquisa da distorção idade-série no ensino fundamental; (ii) o estudo de caso, contemplando os métodos e as possibilidades de aprofundamento do objeto de investigação a partir do mesmo; (iii) o relato dos resultados e o futuro do Projeto; (iv) comentários sobre a metodologia do estudo de caso aplicada ao estudo de implementação de políticas públicas e sua eficácia na identificação de aspectos que funcionam como substrato por trás dos números; e (v) como conclusão, apresentam-se observações sobre a gestão da implementação de políticas e lições preliminares aprendidas.

 

acesseAcesse o documento (178.41 Kb)            


Surplus Labor and Industrialization

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea