Texto publicado pelo Ipea pautou redação do Enem
Português
Ipea ao Vivo
Ipea Digital
Twitter
Blogs
Youtube
facebook
Flickr
Google +
noticias
Imprimir
06/11/2012 12:46

Texto publicado pelo Ipea pautou redação do Enem

 
“Trilha da costura” foi um dos artigos selecionados para a Code 2011
 

No último final de semana, 4,17 milhões de jovens realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. (Enem). Um dos textos que embasaram o tema da prova de redação foi retirado do Portal Ipea. Trilha da Costura: Flexibilidade Laboral ou Escravidão, escrito por Rafael De La Torre Oliveira, psicólogo graduado pela Universidade Cruzeiro do Sul e especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde do Estado de São Paulo, foi um dos artigos selecionados para a Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea) ocorrida em novembro de 2011, em Brasília. O texto está publicado na página da Code 2011.

A redação do Enem deste ano teve como tema o movimento migratório para o Brasil no século XXI. Além do texto do Ipea, outro do site da Polícia Federal serviu de apoio. No enunciado, a prova informava sobre o processo imigratório nos séculos 19 e 20 e mencionava a importância dos estrangeiros para a economia daquela época, principalmente depois da chegada dos trabalhadores qualificados para as plantações de café.

Pela diversidade de temas atuais tratados, o Portal Ipea pode tornar-se fonte de informações para outras seleções públicas. Trilha da costura menciona que os imigrantes bolivianos são mais de 3 milhões no mundo. A Bolívia, em termos de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ocupa a 114ª posição. O país está no centro da América do Sul e é o mais pobre, sendo 70% da população considerada miserável. Os principais países para aonde os bolivianos imigrantes dirigem-se são: Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos.

Os dados já demonstram que as motivações do fluxo de imigração não são políticas, mas econômicas. Como a maioria da população tem baixa qualificação, os trabalhos artesanais, culturais, de campo e de costura são os de mais fácil acesso.

Na Code 2011, o texto foi selecionado dentro da área temática Desenvolvimento: desafios e perspectivas antropológicas. Adotado pela maioria das universidades federais, o Enem é o maior vestibular do país e sua nota é usada como critério para concessão de financiamento estudantil, bolsas do ProUni, e para certificação de conclusão do ensino médio.

Comentários (0)

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea