Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Slideshare

 

Início » Notícias » Presidência


14/12/2018 14:42

Prêmio Ipea Roberto Campos foi entregue no 46º Encontro Nacional de Economia


Instituto premiou os dois melhores artigos de 2017 nas revistas Planejamento e Políticas Públicas e Pesquisa e Planejamento Econômico

A primeira edição do Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos ocorreu durante o 46º Encontro Nacional de Economia, em 13 de dezembro, no Hotel Windsor, na praia da Barra da Tijuca (RJ). O prêmio tem a finalidade de estimular a reflexão nacional sobre temas que subsidiem políticas públicas orientadas para a promoção do desenvolvimento econômico e social do país de forma sustentável. O nome da premiação homenageia o economista Roberto de Oliveira Campos, ex-ministro, embaixador e idealizador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que sempre incentivou a pesquisa de temas relevantes para o Brasil.

Foram premiados os melhores artigos publicados em 2017 nas revistas Planejamento e Políticas Públicas (PPP) e Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), editadas pelo Ipea. Na mesa de abertura, estavam o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, o presidente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), Roberto Meurer, o presidente da Sociedade Brasileira de Econometria (SBE), Vladimir Ponczek, e a diretora de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Lenita Turchi.

Entre os premiados, compareceram Naercio Menezes Filho, Bruno Komatsu e Alison Pablo de Oliveira, coautores com Roberto Rocha – que não pôde estar presente –, para receber o prêmio de 1º lugar pelo artigo A Relação entre o Ensino Superior Público e Privado e a Renda e Emprego nos Municípios Brasileiros, publicado na PPE. Para receber o prêmio de 2º lugar pelo artigo Extrema Pobreza Infantil, Crescimento e Distribuição de Renda, publicado na PPP, esteve presente Dércio Nonato Chaves Assis, coautor com Cláudio André Gondim Nogueira e Cleyber Nascimento de Medeiros, que não puderam ir ao Rio.

O primeiro colocado na revista PPP foi o artigo Transferências do SUS: Substituição de Gastos ou Recursos Adicionais?, de Fernando Parmagnani e Fabiana Rocha. E o segundo lugar na revista PPE ficou com artigo Substituição de Combustíveis Fósseis por Etanol e Biodiesel no Brasil e seus Impactos Econômicos: uma Avaliação do Plano Nacional de Energia 2030, de Jeronimo Alves dos Santos e Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho.

Saiba mais sobre as revistas PPE e a PPP

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea