Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Slideshare

 

17/03/2015 11:19

Red Sur e Ipea discutem as cadeias globais de valor na América do Sul
O lançamento do relatório anual da Red Sur será realizado na representação do Ipea no Rio de Janeiro, no dia 26 de março


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Red Sudamericana de Economía Aplicada (Red Sur) promovem o lançamento do Relatório Anual de 2014 Subiendo la Escalera? Oportunidades, obstáculos y lecciones en torno al escalamiento de las cadenas de recursos naturales de América de Sur. O evento será realizado no dia 26 de março, quinta-feira, das 14h30 às 18h30, no auditório do 10° andar da representação do Ipea no Rio de Janeiro (Av. Presidente Antônio Carlos, 51), com transmissão online pelo Portal Ipea.

Elaborado pela Red Sur, o Relatório avalia as transformações ocorridas na última década na economia mundial, as quais modificaram substancialmente a estratégia de desenvolvimento da região. O surgimento de novos atores na dinâmica econômica internacional, resultado do grande protagonismo dos países da Ásia emergente, principalmente da China, e uma conjuntura de preços internacionais favoráveis aos commodities levaram a região a obter vantagens econômicas como provedora de bens intensivos em recursos naturais.

Essa nova situação trouxe vantagens e desvantagens econômicas e sociais. De um lado, observou-se o crescimento econômico em grande parte dos países da região, com a consequente redução dos índices de pobreza e desigualdade. Por outro, a combinação de maiores ingressos e modificações estruturais tem gerado novas demandas, conflitos e tensões internas que representam desafios em termos da oferta de bens públicos de melhor qualidade e da compatibilização de políticas econômicas que preservem a estabilidade e o equilíbrio setorial das economias.

O Relatório 2014 da Red Sur se propõe a avaliar e debater questões como a sustentabilidade do atual modelo centrado na exportação de commodities e seu impacto na geração de renda e crescimento; a nova dinâmica da produção global, baseada na complementaridade produtiva entre países e regiões; e o potencial de incorporação de tecnologias e estratégias de mercado em setores associados à exploração de recursos naturais.

Após a apresentação do relatório por Ramiro Albrieu (CEDES, Red Sur), o diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, Renato Baumann, irá apresentar o projeto em desenvolvimento pelo Ipea, relativo ao potencial de complementaridade produtiva na América do Sul. Esse projeto – que dará origem à matriz de insumo-produto da América do Sul – é promovido em conjunto com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e tem apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Programação

Painel 1: (14h30-16h)
Visão geral da conjuntura regional e perspectivas para o desenvolvimento na América do Sul: novos fatos – novas ideias
• Apresentação do Relatório 2014 - Ramiro Albrieu (CEDES, RED SUR)
• Cadeias Globais de Valor e Complementaridade Produtiva na América do Sul: apresentação do Projeto Ipea - Renato Baumann, diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea

Comentários e implicações de políticas:
 Ricardo Bielschowsky (UFRJ)
 Fernando Lorenzo (CINVE, RED SUR)

Moderador: João Bosco Mesquita Machado (UFRJ, RED SUR)

INTERVALO (16h-16h30)

Painel 2: (16h30 -18h30)
Desafios para o Brasil: perspectivas do setor privado e setor público ante os novos desafios da inserção internacional
• José Augusto Coelho Fernandes (CNI)
• José Tavares (CINDES)
• David Kupfer (UFRJ e BNDES)

Moderador: Ricardo Markwald (FUNCEX)

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea