Missão: “Aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas”.
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Reunião Sicoob – Cooperplan Solicitante:Lígia Almeida – Secretária da Presidência do Ipea Horário:das 16h às 17h30 Local:Auditório do 14º andar – SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, Brasília (DF) Informações:Ligia (ligia.souza@ipea.gov.br) Telefone:(61) 2026-5329 Realização:Cooperplan
Reunião ACT Palestrante:Juliano Eleutério – Diretor da Dides/IPEA Mediadora:Alice Abreu – Diretora da Dinte/IPEA Horário:das 15h30 às 17h Local:Gabinete da Dides – 5º andar – SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, Brasília (DF) Informações:Jessyca (jessyca.campos@ipea.gov.br) Telefone:(61) 2026-5337 Realização:Dides (Diretoria de Desenvolvimento Institucional)
Seminário: Capacidades estatais para a participação social Palestrante:Clóvis Henrique – IFG Mediador:Antônio Lassance – Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Horário:das 14h30 às 16h Local:Auditório do 11º andar – SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, Brasília (DF) Informações:Verônica (veronica.lima@ipea.gov.br) Telefone:(61) 2026-5500 Realização:Diest (Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia)
Reunião DIMAC Palestrante:Cláudio Hamilton – Diretor da Dimac Horário:das 14h às 18h Local:Sala de reuniões do 10º andar – SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, Brasília (DF) Informações:Maria Paula (maria.paula@ipea.gov.br) Telefone:(61) 2026-5347 Realização:Dimac (Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas)
Reunião: CGPES Palestrante:Juliano Eleutério – Diretor da Dides/IPEA Mediador:Leônidas Neto – Dides/Ipea Horário:das 14h às 15h Local:Auditório do 16º andar – SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, Brasília (DF) Informações:Kathleen (kathleen.vilela@ipea.gov.br) Telefone:(61) 2026-5008 Realização:Dides (Diretoria de Desenvolvimento Institucional)
Reunião de trabalho Palestrante:Helder Ferreira - Coordenador de Estudos e Políticas de Estado e Instituições Mediadora:Luana Pinheiro – Coordenadora Horário:das 10h às 12h Local:Auditório do 11º andar – SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, Brasília (DF) Informações:Helder (helder.ferreira@ipea.gov.br) Telefone:(61) 2026-5654 Realização:Diest (Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia)
Reunião de coordenação Palestrante:Juliano Eleutério – Diretor da Dides/IPEA Horário:das 09h às 12h Local:Gabinete da Dides 5º andar – SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, Brasília (DF) Informações:Kathleen (kathleen.vilela@ipea.gov.br) Telefone: (61) 2026-5008 Realização:Dides (Diretoria de Desenvolvimento Institucional)
II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária: pesquisa qualitativa no estado do Paraná
Divida em 13 capítulos, a publicação faz um balanço da implementação de acordos ambientais e dos avanços nas políticas públicas
Chamada Pública nº072/2016 - Projeto "Grupo de trabalho sobre federalismo".
Lançamento de “Agricultura, transformação produtiva e sustentabilidade” será em agosto, durante congressos em São Paulo e Alagoas
II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária: uma análise sobre o estado da Paraíba (1998-2011)
O PROCESSO ELETRÔNICO NO IPEA O projeto Processo Eletrônico Ipea tem como propósito a modernização dos fluxos de trabalho no Instituto, por meio da digitalização dagestão e trâmite de processos e documentos. Esse objetivo se dará por meio da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A inciativa se alinha ao Planejamento Estratégico do Ipea 2013-2023 por estar relacionada aos seguintes objetivos estratégicos de gestão: Garantir confiabilidade, agilidade e efetividade aos processos e sistemas de gestão; e Fortalecer e articular a comunicação interna e externa. Além disso, com a implantação do SEI, em razão da automatização dos processos, haverá significativa redução do consumo do papel contribuindo, portanto, com as ações de sustentabilidade do Ipea. O QUE É O SEI O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, que oferece suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de tais processos e documentos. Trata-se de uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades capazes de promover a eficiência administrativa e práticas inovadoras de trabalho, em interface amigável. As principais características e funcionalidades do SEI são: Redução do tempo de realização das atividades; Permissão de atuação simultânea de várias unidades em um processo, mesmo distantes fisicamente; Acesso remoto por meio de microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones; Acesso de usuários externos, que permite consultas e outras operações relacionadas a processos (como, por exemplo, assinatura de documentos); Alta portabilidade, sendo 100% web e acessível pelos principais navegadores; Possibilidade de execução em plataforma 100% software livre; Funcionalidades gerenciais, como: controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, inspeção administrativa, modelos de documentos, textos padrão, assinatura em bloco, acesso externo, entre outros. Conheça mais sobre o SEI ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO A implantação do SEI no Ipea se dará até dezembro de 2016 e compreenderá duas etapas: Inicialmente, a partir de 1º de outubro, todos os novos processos administrativos passarão a ser eletrônicos a partir da implantação do SEI Três meses após a implantação do sistema, até 1º janeiro de 2017, processos que já existiam antes da implantação, e que continuam vigentes, deverão digitalizados para a tramitação no SEI. No futuro, será realizada a digitalização do arquivo permanente do Ipea. O cronograma relativo à essa etapa de implantação do SEI será elaborado posteriormente, pois depende do levantamento documental existente que possibilitará o cálculo da quantidade de pessoal e máquinas existentes, bem como do tempo previsto para a sua finalização. CAPACITAÇÃO Durante e após a implantação do SEI, serão oferecidas capacitações (presenciais e à distância) para todos os colaboradores do Ipea. As turmas presenciais são organizadas pela Coordenação-geral de Gestão de Pessoas (CGPES), seguindo um cronograma previamente definido. De forma complementar, serão formadas equipes de multiplicadores, servidores já comprometidos com a adoção do SEI pelo Ipea, capazes de apoiar os demais servidores e colaboradores do Instituto na utilização do sistema. Confira o calendário atual de capacitações: Turma Data Instrutor Turma A - Metodologia de Implantação 19/07 8h30 às 17h30 Marcus Vinicius de Jesus Paizante marcus.jesus@enap.gov.br Turma B - Suporte TI e Negócio 21/07 8h30 às 17h30 Marcus Vinicius de Jesus Paizante marcus.jesus@enap.gov.br Turma C - Multiplicadores 28/07 8h30 às 17h30 29/07 8h30 às 12h30 Rommel Costa Moura rommel.moura@sdh.gov.br (61) 2027-3882 Turma D - Arquivo e Protocolo 01/08 8h30 às 17h30 Roberto Campos roberto.campos@mj.gov.br Turma E - Geral Parte 1 02/08 8h30 às 12h30 Marcus Vinicius de Jesus Paizante marcus.jesus@enap.gov.br Turma F – Geral Parte 1 02/08 14h às 18h Rommel Costa Moura rommel.moura@sdh.gov.br (61) 2027-3882 Turma G - Geral Parte 2 03/08 8h30 às 12h30 Marcus Vinicius de Jesus Paizante marcus.jesus@enap.gov.br Turma H - Geral Parte 2 03/08 14h às 18h Rommel Costa Moura rommel.moura@sdh.gov.br (61) 2027-3882 Turma I - Geral 04/08 8h30 às 17h30 Marcus Vinicius de Jesus Paizante marcus.jesus@enap.gov.br Turma J - Geral 05/08 8h30 às 17h30 Rommel Costa Moura rommel.moura@sdh.gov.br (61) 2027-3882 Turma L - Geral 08/08 8h30 às 17h30 Marcus Vinicius de Jesus Paizante marcus.jesus@enap.gov.br Turma M - Geral 09/08 8h30 às 17h30 Rommel Costa Moura rommel.moura@sdh.gov.br (61) 2027-3882 Turma Direção 10/08 9h30 as 11h45 11/08 (Presidente) 14h as 15h Marcus Vinicius de Jesus Paizante marcus.jesus@enap.gov.br Turma RJ 25/08 8h30 às 17h30 Roberto Campos roberto.campos@mj.gov.br (61) 2025-9251 Turma RJ 26/08 8h30 às 17h30 Roberto Campos roberto.campos@mj.gov.br (61) 2025-9251 Em caso de dúvidas procure a CGPES: gestaopessoas@ipea.gov.br AMBIENTE DE TREINAMENTO Já está disponível, para servidores e colaboradores do Ipea, uma a plataforma de treinamento do SEI. Nela, é possível conhecer, simular e testar as funcionalidades disponíveis. Acesse o link:http://processoeletronico-teste.ipea.gov.br/. Utilize as informações de usuário e senha da rede interna do Ipea EQUIPE DO PROJETO O Grupo de Trabalho (GT) encarregado de conduzir o processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Ipea foi instituído pela portaria nº 202, de 29 de julho de 2016. Coordenação: Anna Carolina Mendonça Lemos Ribeiro (CGINF) Grupo de trabalho: - André Sampaio Zuvanov (CGTIC) - Bernardo Figueiredo Silva (DIDES) - Dalva Silva Aguiar (PRESI) - Fernanda Cristine Carneiro (ASCOM) - Isabel Virgínia de Alencar Pires - Jorge Luis Morandi (IPEA RIO) - Leônidas Pires Neto, matrícula (CGPES) - Marco Aurélio Pereira (Arquivo) - Milton Ferreira de Sousa (Protocolo do Ipea) - Osmar Gomes de Mesquita CGTIC) - Pedro Cavalcanti Gonçalves Ferreira (CGINF) FALE CONOSCO O Fale Conosco é o canal para encaminhar dúvidas à equipe do SEI: processoeletronico@ipea.gov.br TOPO ^
Agricultura, transformação produtiva e sustentabilidade
Obra traz estudos de caso das metrópoles do Rio de Janeiro, Recife, Manaus, Belém, Grande Vitória e Curitiba
Chamada Pública nº071/2016 - Projeto“Acompanhamento e análise das Finanças Públicas em Alta Frequência”
Estudo foi publicado nesta quinta, dia 21, no blog da Carta de Conjuntura
As bolsas de pesquisas tem duração de 12 meses, podendo ser renovadas

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