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Assine | Fale Conosco | Ouvidoria | Edição nº 55 - 23/04/2007 |
Você está recebendo o boletim informativo semanal sobre a produção do Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. |
Lançamento - Cadernos de Políticas Culturais.
No dia 25 de abril, no Complexo Cultural do MinC, às 10h, acontece o lançamento dos volumes 2 e 3 dos Cadernos de Políticas Culturais, de autoria do pesquisador Frederico Barbosa. O volume dois, Política Cultural no Brasil, 2002 - 2006: Acompanhamento e Análise, aborda questões, configurações e desafios das políticas públicas de cultura. Já o volume Economia e Política Cultural: acesso, emprego e financiamento traz um mapeamento do mercado de trabalho da cultura.
Data: 25/04, às 10h Local: Complexo Cultural do MinC, Esplanada dos Ministérios, bloco B, térreo; Brasília-DF.
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Ipea atualiza projeções de crescimento.
A partir da nova forma de cálculo dos números das Contas Nacionais, o Grupo de Acompanhamento Conjuntural do Ipea atualizou o crescimento previsto para 2007, anteriormente de 3,7% para 4,2%. O último Boletim de Conjuntura, contendo projeções para variáveis macroeconômicas, foi lançado em março de 2007 e a próxima edição será divulgada em 20 de junho. Leia mais...
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Desempenho exportador
O Brasil é mais voltado para as exportações do que a maior parte dos demais países da América Latina e também, desde meados dos anos 1990, tem apresentado uma cesta de bens exportados mais diversificada do que seus vizinhos. Os autores deste texto escolheram três casos (aviões, celulares e carne suína), cujas exportações decolaram em meados dos anos 90, para responder às seguintes perguntas: a) quais foram os motores desse desempenho; quem foram os pioneiros; quais foram as incertezas e os problemas da coordenação que enfrentaram; e b) como se deu o processo de difusão após a entrada inicial na atividade da exportação; quem foram os seguidores e imitadores principais; e como sua ação afetou os pioneiros. Leia mais...
- TD 1269a - New export activities in Brazil: comparative advantage, policy or self-discovery?
- Regis Bonelli e Armando Castelar Pinheiro (Ipea); 105 p.; Rio de Janeiro: Ipea, 2007.
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Infra-estrutura das escolas
O objetivo deste trabalho é investigar as condições de infra-estrutura das escolas brasileiras. Investigou-se o acesso a serviços básicos como água, eletricidade e esgotamento sanitário; infra-estrutura das dependências da escola, para a qual foi elaborado um índice; existência de biblioteca ou sala de leitura, além de um índice de materiais pedagógicos; infra-estrutura de comunicação e informação, como televisões e computadores; além de formação de professores, que não é infra-estrutura, mas é de importância fundamental para a qualidade do ensino. Leia mais...
- TD 1267 - A infra-estrutura das escolas brasileiras de Ensino Fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005.
- Natália Sátyro (MDS) e Sergei Soares (Ipea); 32 p.; Brasília: Ipea, 2007.
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Formação de expectativas e superávit primário
O objetivo deste artigo é estudar as relações entre os indicadores que denotam a consistência do número do superávit primário divulgado, as Expectativas do Superávit Primário do Setor Público consolidado (ESP) e as Expectativas da Dívida Líquida do Setor Público consolidado (EDLSP). A pergunta respondida é se as ESP e as EDLSP são influenciadas pela consistência do superávit primário? Os resultados indicam que, na formação de suas expectativas, o mercado observa apenas o número do superávit primário e o nível da dívida pública, desconsiderando a consistência do superávit primário, o que sugere certo grau de miopia em relação à política fiscal brasileira. Leia mais...
- TD 1266 - É o mercado míope em relação à política fiscal brasileira?
- Alexandre Manoel Angelo da Silva e José Oswaldo Cândido Júnior (Ipea); 32 p.; Brasília: Ipea, 2007.
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Agenda Ipea
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23/04 - 22h Programa de TV Desafios, o Brasil visto pelo Ipea Tema: Economia Solidária e empreendimentos sustentáveis Convidados: Fábio José Bechara Sanches (MTE) e Luiz Eduardo Parreiras (Ipea). Canais: TV Nacional (canal aberto) e TV NBR (canal fechado) Clique aqui e saiba como sintonizar. |
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Observação: para deixar de receber este boletim, favor enviar um e-mail para ascom@ipea.gov.br com o assunto "REMOVER" |