Comércio bilateral Brasil e China
O trabalho apresenta um panorama das características e tendências do comércio bilateral entre Brasil e China de 1996 a 2002, com o intuito de estimar o valor dos ganhos e das perdas de competitividade obtidos pelas exportações brasileiras no mercado importador chinês. Esses ganhos e perdas são discriminados de acordo com uma série de atributos, tais como classe de produtos, setores produtivos, intensidade tecnológica, dinamismo das importações chinesas e países competidores do Brasil no mercado chinês.
|
Boletim Ipea-ABDI
Indústria acumula crescimento de 4,6% no primeiro trimestre, mesmo com a queda de 0,3% na produção física em março frente a fevereiro (com ajuste sazonal). As exportações até março já são 20,19% maiores no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Indicadores apontam que ritmo de crescimento iniciado no final de 2005 deve se manter. Leia mais
|
Gestão do conhecimento
O texto traz uma análise de como as áreas de administração e planejamento de 45 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) tratam o tema Gestão do Conhecimento. Os resultados mostram que, com relação à intenção estratégica, a Gestão do Conhecimento não é uma prioridade para a maioria das áreas administrativa e de planejamento das Ifes. Para mudar essa realidade, o trabalho recomenda a adoção de várias medidas, assim como a utilização de Ciclo Operacional da Gestão do Conhecimento para melhorar a gestão de processos.
|
Agenda Ipea |