Previsão do PIB Industrial
Texto propõe e avalia modelos econométricos de previsão para o PIB da indústria. A melhor alternativa, segundo os autores, é combinação dos diferentes modelos de previsão, quer por média aritmética simples, quer por média ponderada como a melhor forma de prever o PIB industrial. Veja mais no estudo:
|
Boletim Ipea-ABDI
Em fevereiro de 2006, houve aumento de 1,2% da produção física com relação a janeiro (com ajuste sazonal). No ano, o crescimento acumulado da indústria é de 4,2%. Aliados a isso, o aquecimento das vendas no varejo e o crescimento no emprego permitem criar expectativas otimistas para o primeiro semestre. É o que informa o Boletim de Conjuntura Industrial IPEA/ABDI lançado em 04 de abril. Leia mais
|
Setor de serviços passado a limpo
O trabalho traz uma revisão da literatura sobre o setor de serviços, com ênfase nos temas: produtividade e emprego, inovação e comércio exterior. Marginalizadas, as atividades do setor de serviços já foram consideradas "não produtivas", mas o crescimento do número de empregos e do valor agregado gerado por elas exige um melhor entendimento sobre suas características. Veja mais em:
|
Agenda Ipea
|