Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
02/01/2019 10:11

Seleções Públicas - Bolsas - Processos seletivos 2019

Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional - PNPD

As bolsas do Ipea não podem ser acumuladas com outras bolsas públicas, como Capes, CNPq, Fapesp, Faperj, etc.O candidato selecionado terá que suspender a outra bolsa (é o caso de bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq) ou,na maioria dos casos, terá que cancelar a outra bolsa para assumir a vaga do programa de pesquisa do Ipea.

Candidatos com vínculo no setor público:

  • O candidato selecionado que possui vínculo com instituições públicas nas esferas federal, estadual ou municipal só poderá ser contemplado com a bolsa de pesquisa se exercer cargo de pesquisador, professor universitário ou equivalentes. Este candidato será enquadrado na modalidade de pesquisador visitante com o valor referente de R$ 3.800,00.
  • O candidato vinculado à instituição pública deverá apresentar autorização da instituição de origem, comprovando, ainda, que a legislação que rege sua carreira permite atuação em projetos de pesquisa do Ipea.
  • O candidato selecionado que for servidor, empregado público e professor universitário inativo de instituições públicas será enquadrado na modalidade profissional sênior com o valor referente de R$ 4.800,00 e deverá apresentar a devida comprovação.
  • Caso a modalidade inicialmente prevista estiver fixada em valor inferior ao indicado acima, prevalecerá a modalidade de menor valor.

Leia atentamente as instruções da Chamada – Elas trazem as regras que se aplicam ao processo seletivo, à modalidade e ao perfil desejado pelos pesquisadores.

  • O candidato será selecionado com base na análise de currículo (profissional e/ou acadêmico). Solicita-se aos candidatos atualizarem e adaptarem seus currículos, ressaltando os pontos requeridos neste edital. Esse item faz parte dos requisitos do candidato na Chamada Pública.
  • CERTIFIQUE-SE DE ANEXAR SEU CURRÍCULO OU INDICAR NA FICHA O LINK PARA O LATTES – Todos os candidatos que não cumprirem esse requisito serão sumariamente desclassificados.
  • Antes de finalizar sua inscrição verifique se todos os documentos (currículo, histórico, certificado etc) foram anexados.
  • PRESTE ATENÇÃO AO LOCAL DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA – Algumas vagas são para comparecimento presencial nas instalações do Ipea, e podem ser localizadas na sede, em Brasília, ou na unidade do instituto no Rio de Janeiro.  Essa informação sempre consta no requisito do candidato.
  • Antes de candidatar-se, leia a chamada e veja se seu perfil atende ao exigindo. Você não está maximizando suas chances entrando em chamadas que não correspondem ao seu perfil. Foque nas vagas que condizem com seu perfil de formação e interesses.
  • Para as modalidades Assistente de Pesquisa III, Assistente de Pesquisa IV, Doutor, Pesquisador Visitante e Profissional Sênior, o candidato tem que apresentar um projeto. Não será considerado projeto de dissertação, tese, TCC.
  • Também não submeta como proposta de execução seu projeto de dissertação, tese, TCC, mesmo que o objeto seja parecido. Os projetos têm que seguir o roteiro estabelecido no regulamento da chamada. O comitê de avaliação tem instrumentos para desclassificar candidatos com projetos desconformes, especialmente quando percebem que são reproduções. A requisição de um projeto implica que você deve se dedicar a elaborar um texto coerente, para fazer jus à vaga.

Fique atento ao seu e-mail e telefone! Assim que o período de inscrições da chamada for encerrado, você poderá ser contatado a qualquer momento para marcar uma entrevista.

PROMOB - Programa de mobilização de pesquisadores

PROCIN - Programa de cooperação internacional

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea