Logo Ipea
Igualdade Racial - Ipea
Apresentação PDF Imprimir

Conforme a Resolução no 64/169 da Assembleia Geral da ONU, 2011 foi definido pelas Nacões Unidas como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, em referência aos 10 anos de Durban.

Na última década, o IPEA tem desenvolvido uma série de trabalhos sobre as desigualdades raciais no Brasil. Estudos sobre as condições de vida da população negra e acompanhamento de políticas públicas no campo da igualdade racial têm sido objeto de preocupação da casa. Desde 2003, o Boletim de Políticas Sociais do IPEA dispõe de capítulo específico sobre igualdade racial, trazendo fatos relevantes, acompanhamento da política e temas para discussão.

Assim, coerente com a trajetória do IPEA, a proposta para ano especial envolve atividades que divulguem as ações desenvolvidas e em curso sobre o tema na instituição, estimulem a reflexão sobre as desigualdades raciais em vários campos e fortaleçam as análises sobre políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial.

 
Situação das trabalhadoras domésticas no país PDF Imprimir

Situação das trabalhadoras domésticas no país.

In: Situação Social Brasileira. Cap. 6.

Luana Pinheiro
Natália Fontoura
Cláudia Pedrosa

 
Projeto pretende integrar comunidades quilombolas da América Latina PDF Imprimir

No Ano Internacional dos Afrodescendentes, comunidades afrorrurais são tema de projeto 

O Projeto “Quilombos das Américas – Articulação de Comunidades Afrorrurais” tem como objetivo geral a promoção da soberania alimentar e a ampliação do acesso aos direitos econômicos, sociais e culturais de comunidades afrorrurais nas Américas, buscando fomentar a construção de rede de cooperação interinstitucional.

Sua gestão cabe às seguintes instituições: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Entidades das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres – ONU Mulheres e o Programa Interagencial de promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia.

Trata-se de uma iniciativa piloto que abarca três comunidades afrorrurais no Equador, Panamá e Brasil. Por meio de metodologia específica de pesquisa, serão levantados aspectos sociais, econômicos, alimentares, institucionais, tecnológicos e culturais destas comunidades. A partir desse levantamento, objetiva-se construir redes de articulação entre territórios de comunidades afrorrurais, bem como com outras instituições, e fomentar projetos de cooperação regionais.

O Projeto Quilombos das Américas trabalhará com dois componentes de pesquisa. O levantamento com base em dados secundários visa delinear um panorama geral da situação de comunidades afrorrurais nos países partícipes. Trata-se de uma aproximação preliminar, com vistas a situar a pesquisa in loco, principal foco das equipes de pesquisa. Os dados secundários serão mesclados a dados de campo, resultantes da segunda etapa de pesquisa, que consistirá nas missões a serem realizadas em cada uma das quatro comunidades contempladas. Nessa segunda etapa, nossa principal fonte será a memória oral das comunidades afrorrurais, que acessaremos por meio do diálogo empreendido durante a observação participante e de entrevistas semi-estruturadas, quando for o caso.

Trabalharemos com equipes de pesquisa interdisciplinares formadas por: pesquisadores/as com formação em ciências da terra e ciências sociais, representante de comunidades afrorrurais dos países envolvidos, pesquisador da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) e pesquisador/a do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

Contatos institucionais do projeto
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: (55) (61) 3321-0333
Endereço: Secretaria Geral Ibero-Americana. Setor Bancário Sul, quadra 01, bloco J, Edifício BNDES, 10º andar, sala 1000.
CEP: 70.076-900. Brasília - Distrito Federal - Brasil

 
Fale com o Ouvidor PDF Imprimir

Os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório. Não serão aceitas manifestações anônimas (CF/88, art. 5º, inciso IV). Para mais informações sobre condições e regras da Ouvidoria, clique aqui.   
Tipo de Manifestação:   *
Nome:   *

Lotação, se funcionário Ipea:  
Endereço - Rua/Avenida, número:   *
Bairro:   

Cep:  
Cidade:   * UF:    *
Telefone para Contato (comercial, residencial, celular):** (caso preencha o e-mail, o telefone é opcional)
E-mail:   Assunto: * 
Manifestação:*


  

 
Fotos - Seminário lançamento PDF Imprimir

Anexo - fotos

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo > Fim >>

Página 1 de 6