Indicador Ipea de FBCF – dezembro e quarto trimestre de 2018 Investimentos recuam 4,3% em dezembro, encerrando o ano de 2018 com alta de 4,2%

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta queda de 4,3% em dezembro em relação a novembro de 2018, na série com ajuste sazonal. Com esse resultado, o indicador de investimentos encerra o quarto trimestre registrando recuo de 2,5% sobre o trimestre anterior, também ajustado sazonalmente. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a FBCF atingiu patamar 4,1% inferior ao verificado em dezembro de 2017. Já na comparação do quarto trimestre de 2018 com o mesmo período do ano passado, o investimento registrou expansão de 3,2%. Com isso, o resultado acumulado em 2018 ficou em 4,2%.

 Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – cuja estimativa corresponde à sua produção doméstica líquida das exportações acrescida das importações – apresentou queda de 8,3% em dezembro, devolvendo boa parte do crescimento registrado no período anterior, quando foi influenciado positivamente pelas importações de plataformas. De acordo com os componentes do Came, enquanto a produção interna de bens de capital líquida de exportações cresceu 21,2%, a importação de bens de capital caiu 49,2% na margem. No acumulado em doze meses, o Came encerra 2018 com alta de 14,6%.

 O indicador de construção civil, por sua vez, avançou 2,2%, interrompendo duas quedas consecutivas na série dessazonalizada. Ainda assim, o trimestre móvel terminado em dezembro retrocedeu 1% ante o período imediatamente anterior. O setor registrou desempenho frustrante em 2018, com recuo de 0,3% no acumulado em doze meses. Por fim, o terceiro componente da FBCF, classificado como outros ativos fixos, apresentou queda de 6,5% na passagem de novembro para dezembro, encerrando 2018 com alta de 2,6%.

 Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o desempenho mensal foi negativo. Enquanto o Came registrou queda de 6,6% em dezembro, a construção civil registrou variação negativa de 1,3%. O componente outros, por sua vez, atingiu patamar 7,9% inferior ao observado em dezembro de 2017.

Tabela - Indicador Ipea FBCF dez18

Gráfico indicador Ipea FBCF dez18

Acesse aqui a planilha com a série histórica do indicador



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *