Publicações Recentes

PENNA, Camila. Conexões e controvérsias no INCRA de Marabá

 

PENNA, Camila. Conexões e controvérsias no INCRA de Marabá: o Estado como um ator heterogêneo. Prêmio de Melhor Tese de Doutorado no Concurso ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais – 2014. Rio de Janeiro: Garamond, 2015.


Este livro é fruto da preocupação em compreender como os movimentos sociais de luta pela terra no Brasil conseguem influenciar politicas públicas de reforma agrária, mais especificamente, como conseguem influenciar a atuação do órgão estatal responsável por implementar essas políticas, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Nas últimas décadas, esses movimentos têm sido uma força relevante de mobilização dos trabalhadores rurais, pressionando por reforma agrária e organizando nacionalmente a demanda por acesso à terra. As formas de organização e de luta dos movimentos têm sido amplamente estudadas no Brasil e no exterior. Contudo, o INCRA, órgão estatal responsável pelas políticas de acesso à terra, é raramente tomado como objeto de pesquisa.

Com o intuito de olhar para relação entre movimentos e Estado partindo da perspectiva estatal, mergulhei no universo do INCRA, buscando compreender como ele funciona, quem são e como trabalham seus servidores, como eles interagem com os representantes dos movimentos sociais e como realizam, na prática, as políticas de reforma agrária. A imersão no universo do INCRA se deu a partir da observação etnográfica de uma das 30 Superintendências Regionais do órgão. Buscando observar “o Estado em ação” no momento da implementação das políticas, decidi realizar a pesquisa na Superintendência de Marabá (SR-27), região emblemática de conflito pela posse de terra e local de atuação histórica do movimento social.