Publicações Recentes

D’AVILA FILHO, Paulo; SZWAKO, José; ROMÃO, Wagner. Dossiê Representação, Participação e Intermediação


D’AVILA FILHO, Paulo; SZWAKO, José; ROMÃO, Wagner. Dossiê Representação, Participação e Intermediação. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares.  Ano 17, n.1. Rio de Janeiro: UERJ, NAPE, 2015. 


O tema da participação política no Brasil e sua inserção acadêmica, como um objeto próprio de pesquisa, se confundem com os marcos da Constituição Federal de 1988. Ali o processo de redemocratização ganha seus contornos projetivos aos olhos de um legislador preocupado com o adensamento das articulações entre sociedade e Estado. O tema da participação já aparecia antes, porém, subsumido em meio aos estudos de movimentos sociais, percebidos como antagonistas da ditadura militar. Se as primeiras experiências participativas de corte popular datam da segunda metade dos anos 1970 (Szwako, 2012), somente nos anos 1990, sob o impacto da transição para a democracia e da nova constituição, aparecerão estudos acadêmicos sobre conselhos de políticas públicas – especialmente no campo da saúde e sobre as primeiras experiências de Orçamento Participativo.

O presente dossiê se inscreve nessa virada, se nutrindo diretamente dos eventos acadêmicos, sejam eles mais amplos como os encontros da Anpocs, Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), ou mais específicos como é o caso do Encontro Internacional Participação, Democracia, e Políticas Públicas, já em sua segunda edição. Este número da ‘Interseções’: “Representação, Participação e Intermediação” contém artigos que atravessam parte deste leque de possibilidades recentes de estudos; desde uma dimensão conceitual, abrangendo tanto a necessária revisão das dicotomias recorrentes Estadosociedade quanto ao tratamento sintético da aproximação dos temas da participação e da representação, passando pela construção de novos modelos analíticos que levem em consideração a complexidade e a interconectividade do fenômeno estudado, até o cruzamento da literatura de áreas temáticas consagradas da ciência política com o campo de estudos da participação.