VI Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais é realizada em Brasília

 

 

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), realizou na última quinta-feira (12), em Brasília/DF, a VI Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT). A titular da pasta, Sandra Terena, esteve presente na reunião e destacou que "o Conselho continua em plena atividade, com a participação de quase a totalidade dos conselheiros".

Na última semana, foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) que designou os conselheiros governamentais, definiu a presidência do Conselho e relatou a versão final do regimento interno. Sendo assim, a partir desta gestão, o Conselho passou a atuar em sua plenitude. O fato foi comemorado pela secretária. "Nossa ministra sempre enfatiza que devemos trabalhar com as comunidades tradicionais. E, neste governo, a pedido do presidente, temos enfatizado que não devemos deixar ninguém para trás", asseverou.

A presidente do CNPCT, Cláudia Pinho, lembrou que a última reunião do ano é "um momento para avaliarmos os acontecimentos e planejarmos o ano de 2020". Ela, que representa o segmento pantaneiro, avaliou que "a SNPIR tem contribuído muito para as discussões e realização das reuniões, para ouvir as demandas dos povos e comunidades tradicionais".

Durante o encontro, cada representante trouxe suas demandas específicas, pedindo também a atenção do governo para as suas pautas. Além das deliberações em seu plenário, foi apresentado um relato da missão em Santo Amaro, na Bahia, onde servidores da SNPIR e membros do CNPCT acompanharam a audiência pública sobre o impacto da contaminação pelo chumbo na população local.

Por Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos-17/12/2019

FONTE: https://www.mdh.gov.br/todas-as-noticias/conselho-nacional-de-povos-e-comunidades-tradicionais-se-reune-em-brasilia-201ca-todo-vapor201d