Inscrições abertas para a XIII Conferência de Assistência Social do DF

 

 

Interessados em participar da XIII Conferência de Assistência Social do Distrito Federal, em 20 e 21 de novembro, podem fazer as inscrições pelo site www.sedes.df.gov.br ou por meio dos links abaixo. Qualquer um pode participar do evento, a ser realizado na Câmara Legislativa do DF. Porém, há uma diferenciação no momento de fazer a inscrição.

É preciso escolher a condição em que se participará do evento: participante, observador e convidado. O primeiro caso é voltado para os usuários dos serviços, os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social e representantes de entidades desse setor no DF. Já observador é qualquer um que se interesse pelo assunto. Os convidados são aqueles previamente comunicados pelo Conselho de Assistência Social (CAS) sobre essa condição.

As conferências de assistência social ocorrem a cada dois anos. A edição de 2017 contou com quase 350 participantes. Neste ano, o tema é Assistência Social Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social, e a organização espera um público ainda maior.

Responsável pela realização do encontro, o CAS destaca que a escolha do tema tem o objetivo de mostrar a importância do direito à assistência social e o quanto isso causa melhorias na vida da população. Reconhecer a importância da assistência social é primordial para o enfrentamento das desigualdades e isso se reflete como bem-estar para toda a sociedade brasiliense.

Outra meta é chamar a atenção para a importância do financiamento público dessa política, e que ela precisa ser vista cada vez mais como um investimento social. Por fim, a ideia também é fomentar a participação social, dar voz a pessoas, principalmente àquelas em condição de pobreza e violação de direitos que precisam ter suas demandas ouvidas e encaminhadas.

Por esse motivo estão previstos vários momentos de fala para as cidadãs e os cidadãos. Terá um diálogo aberto a todos os participantes com provocações trazidas por palestrantes. Em outro instante haverá rodas de conversas. Nessa atividade são montados grupos menores para discutir os impactos da condição atual da assistência social na vida da população. Dessas reuniões que saem propostas de melhorias para a política.

Por Agência Brasília-16/11/2019

FONTE: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2019/11/16/participe-da-xiii-conferencia-de-assistencia-social/