Propostas da 16ª Conferência de saúde é debatida por Conselho de Saúde do DF e por CNS

 

 

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou nesta terça-feira (08/10) da reunião ordinária do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF). Na ocasião, ele apresentou aos conselheiros e conselheiras distritais as deliberações da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), realizada de 4 a 7 de agosto em Brasília, com a participação de cinco mil pessoas.

Desde o término da etapa nacional, o CNS tem apresentado as propostas da 16ª Conferência a diferentes públicos. Em setembro, Pigatto realizou um balanço da conferência em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e da Família da Câmara dos Deputados, quando entregou aos parlamentares as propostas relacionadas à saúde da população, que resultaram da conferência e que devem ser incluídas ao Projeto de Lei nº 21/2019, que institui o Plano Plurianual 2020-2023 (PPA).

Entre os resultados da conferência, está a Resolução nº 617, que inclui o documento da Comissão Organizadora da 16ª Conferência, intitulado Saúde é Democracia. O documento reforça a ampla mobilização e participação do controle social na saúde na jornada de lutas "em defesa das liberdades democráticas, dos direitos sociais e do SUS, contra todas as formas de privatização, pelo acesso universal, financiamento adequado e fortalecimento da participação popular.

"Precisamos conversar cada vez mais sobre o pós-conferencia, porque o mais importante virá agora, com a implementação daquilo que foi discutido e aprovado na 16ª", afirma Pigatto. "Sabemos que todos os exercícios que fizermos para fortalecer a nossa democracia serão importantes. Por isso, queremos pedir para que os conselheiros de saúde do Distrito Federal também nos ajudem a fortalecer as agendas de luta CNS", completa.

Por Conselho Nacional de Saúde - 09/10/2019

FONTE: http://www.susconecta.org.br/cns-e-conselho-de-saude-do-df-debatem-rumos-das-propostas-da-16a-conferencia/