A 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena será realizada em Brasília de 09 a 12 de Dezembro

 

 

A data foi aprovada durante a reunião da Comissão Organizadora da conferência. O local ainda não está definido.

A 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI) será realizada de 9 a 12 de dezembro, em Brasília. A data foi aprovada durante a reunião da Comissão Organizadora realizada nesta quinta-feira (25/07), na sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde. O local ainda não está definido. "Temos data disponível com o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, mas dificultaria a questão da montagem e desmontagem da estrutura. A princípio será lá, a não ser que consigamos levar para o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade", explica a secretária de Saúde Indígena, Sílvia Waiãpi.

A reestruturação das subcomissões de Infraestrutura, Comunicação e Relatoria também está entre os pontos discutidos na reunião. As próximas reuniões da Comissão Organizadora da 6ª CNSI estão programadas para os dias 13 de agosto, 3 de setembro e 1° de outubro.

A 6ª CNSI é promovida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Entre os seus objetivos, está a atualização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (Pnaspi), para redefinir as diretrizes e efetivar as particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígenas. Para isso, os indígenas se organizaram para a realização de 302 conferências locais e 34 distritais, realizadas entre outubro de dezembro de 2018.

Nas etapas distritais, os indígenas aprovaram 2.380 propostas que serão aglutinadas em 300 proposições a serem analisadas na etapa nacional, em 20 grupos de trabalho, formados por representantes de usuários (50%), de trabalhadores (25%) e de gestores (25%). "É fundamental que a conferência aconteça. Vamos trabalhar para garantir que os povos indígenas sejam protagonistas na construção deste espaço", afirmou o presidente do CNS, Fernando Pigatto, que participou da reunião.

Por CNS-25/07/2019

fonte: http://www.susconecta.org.br/6a-conferencia-nacional-de-saude-indigena-sera-de-9-a-12-de-dezembro-em-brasilia/