A 16ª Conferência Nacional de saúde será realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

 

 

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), considerada o maior evento de participação social do Brasil, já tem local confirmado. As atividades vão ocorrer no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, de 4 a 7 de agosto. O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde, estima reunir mais de cinco mil pessoas que vão deliberar melhorias voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com tema central "Democracia e Saúde", a conferência ocorre em um momento de desfinanciamento do SUS. Medidas como a Emenda Constitucional 95/2016, que congelou investimentos em saúde até 2036, vêm gerando agravos à saúde da população brasileira. Por isso, os eixos temáticos são: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS.

A etapa nacional ocorre após a realização de aproximadamente três mil conferências municipais e a mobilização de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal para discutirem e consolidarem propostas relacionadas à saúde. Também aconteceram mais de cem conferências livres, organizadas de modo independente por entidades e movimentos sociais, que abordaram temáticas relacionadas à saúde da população LGBTI+, de quilombolas, da população negra, de segmentos de juventudes, de atingidos pela hanseníase, de povos e comunidades de terreiros, dentre outros.

texto de Conselho Nacional de Saúde ASCOM - 22/07/2019

fonte: http://www.susconecta.org.br/atencao-16a-conferencia-nacional-de-saude-8a8-ja-tem-local-confirmado/