Saúde mental será destaque em debates da 16ª Conferência Nacional de Saúde

 

A pauta da Saúde Mental tem ganhado destaque nos noticiários desde 2016, diante de inúmeras mudanças nas políticas públicas para a área. Os movimentos antimanicomiais e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) têm feito críticas devido às medidas tomadas, que ferem os princípios da Reforma Psiquiátrica. Fernando Pigatto, presidente do CNS, participou da Conferência Livre com o tema "Retrocessos da Nova Política de Saúde Mental: Resistir e Avançar", realizada nesta quarta (22/05), pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília.

Na última reunião ordinária do CNS, ocorrida este mês, conselheiros e conselheiras nacionais de saúde aprovaram recomendação para que o governo revogue a "Nova Política de Saúde Mental". O motivo é que a política, reformulada por portaria em dezembro de 2017, fere a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade mental, além da própria Constituição de 1988, que determina a participação social na formulação das ações do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Fernando Pigatto, que tratou do assunto durante a conferência livre, o CNS está debatendo o tema de forma intensa desde 2016, quando as mudanças começaram a acontecer, partindo também para ações práticas. "As questões relativas à saúde mental vieram com força nas nossas discussões. E tem sido uma de nossas prioridades. Tudo isso vai fazer parte dos debates na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)", afirmou. A etapa nacional vai ocorrer de 4 a 7 de agosto, reunindo cerca de 5 mil pessoas de todos os estados brasileiros.

texto de Conselho Nacional de Saúde-23/05/2019

fonte:http://conselho.saude.gov.br/index.php/ultimas-noticias/605-saude-mental-sera-tema-de-debates-na-16-conferencia-nacional-de-saude-8-8