PNUD entregou para o estado do Piauí um relatório de projeto sobre o empoderamento econômico das mulheres no estado

 

 

Após dois anos de intenso trabalho, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) entregou formalmente ao estado do Piauí o relatório do projeto "Mulheres resilientes = Cidades resilientes", implementado na Região Metropolitana de Teresina (PI) mediante parceria com o governo estadual e prefeituras.

O documento apresenta um conjunto de propostas voltadas à promoção da igualdade de gênero e do empoderamento econômico das mulheres no estado. A entrega foi feita durante o lançamento do Comitê de Articulação e Monitoramento de Políticas Públicas para as Mulheres (CAMPPM) na quarta-feira (29) em Teresina.

Em 2018, a Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí e o PNUD e iniciaram uma parceria para a implementação do projeto. Desde então, começaram a atuar conjuntamente para identificar os principais desafios do desenvolvimento para as mulheres.

Foi definido o território da Região Metropolitana de Teresina para a implementação. Dos 15 municípios da área, cinco participaram da experiência: Teresina, José de Freitas, Demerval Lobão e Nazária, no Piauí, e Timon, no Maranhão. Juntas, essas cidades concentram 1,05 milhão do total de 1,25 milhão de habitantes da Região Metropolitana.

A metodologia que o PNUD trouxe para o Brasil de forma inédita para aplicar no projeto permitiu estabelecer as conexões entre diferentes áreas programáticas que se mostraram fundamentais para a efetivação do empoderamento econômico das mulheres.

Os resultados indicaram que, para as mulheres participarem ativamente da vida econômica no Piauí, é necessário garantir a elas direito à saúde integral e a uma vida livre de violência. É preciso ainda que o trabalho de cuidado realizado hoje principalmente por elas de forma não remunerada seja compartilhado com o Estado e outros integrantes das famílias. Além disso, convém que as ações de formação profissional e inclusão produtiva sejam desenhadas conforme suas necessidades.

"É necessário ainda que o poder público compreenda a vida desse importante grupo social a partir das condições que vivenciam pelo fato de serem mulheres", afirmou a analista de programa de Gênero e Raça do PNUD no Brasil, Ismália Afonso.

Por Nações Unidas Brasil-30/01/2020

FONTE: https://nacoesunidas.org/piaui-e-pnud-apresentam-propostas-para-fortalecimento-economico-das-mulheres-no-estado/