Artigo em revista de Ciência Política debate ativismo e democracia deliberativa

01/12/14

No artigo Desafios ativistas à democracia deliberativa, publicado na Revista Brasileira de Ciência Política este ano, na edição sobre Teorias da democracia, discute-se o papel dos protestos, do ativismo, da democracia direta nos conflitos políticos. Destaca que os protestos são tão necessários às democracias quanto o diálogo e a persuasão.

O texto menciona que "muitos participantes políticos responsáveis costumam condenar os ativistas, considerando-os niilistas irracionais que trazem uma imagem ruim para boas causas". Ao fazer uma contraposição entre ativismo e deliberação, explica que enquanto no ativismo as "atividades de protesto, boicote e interrupção são as mais apropriadas para fazer com que os cidadãos pensem seriamente sobre o que até então pode ter considerado normal e aceitável", as atividades de deliberação, ao contrário, "tendem mais a conferir legitimidade a instituições existentes e efetivamente silenciar a verdadeira dissidência".

 

Trecho do artigo:

"O julgamento deliberativo do ativismo
As teorias da democracia deliberativa raramente mencionam as atividades políticas, como as que eu considerei típicas do ativismo e, portanto, não podemos deduzir delas uma visão direta do grau em que a virtude política, como é entendida pelos democratas deliberativos, opõe-se à virtude política como eu a caracterizei para o ativista. Contudo, sabemos que muitos participantes políticos responsáveis costumam condenar os ativistas, considerando-os niilistas irracionais que trazem uma imagem ruim para boas causas. Do ponto de vista dos princípios da democracia deliberativa, que razões eles poderiam ter? Podemos reconstruir dois tipos de razões, eu sugiro. Alguns,que se consideram guiados por normas da democracia deliberativa,podem dizer que os ativistas se envolvem na política de grupos de interesse em vez de orientar seu compromisso a princípios que todos possam aceitar. Também podem dizer que a postura do ativista é simplesmente não razoável. Aqui, examino essas críticas possíveis ao ativismo do ponto de vista da democracia deliberativa e respondo em nome do ativismo"

Leia o artigo