Estudo sobre conferências nacionais relaciona a visão dos gestores

O estudo Conferências nacionais como interfaces socioestatais: seus usos e papéis na perspectiva de gestores federais, elaborado por pesquisadores do Ipea/Diest, e publicado na Revista do Serviço Público, teve como objetivo conhecer os padrões de distribuição das conferências nas diversas áreas de políticas públicas e as percepções de gestores públicos sobre os papéis que tais processos participativos vêm desempenhando na execução de programas federais.

Além das funções de proposição de políticas e de intercâmbio informacional, verifica-se que as conferências nacionais tiveram como finalidades o agendamento, a avaliação e o fortalecimento da participação. Os resultados apresentados também revelam que as conferências nacionais são vistas pelos gestores como um meio de representação institucional.

O conjunto de dados e análises sugere novos parâmetros para a reflexão sobre instituições participativas, em especial o reconhecimento da perspectiva dos atores estatais como elemento central para a compreensão das formas de relação entre Estado e sociedade na efetivação da gestão pública participativa.

Leia o artigo