SUS é debatido por CNS e por estudantes da Saúde

 

 

A luta do movimento rural brasileiro é ampla. Uma das principais pautas para quem vive longe dos grandes centros urbanos é a falta de acesso às políticas de Saúde. Diante disso, o projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VerSUS), parceria entre Associação Rede Unida e Movimento Estudantil, proporcionou dias intensos de imersão aos futuros profissionais no Assentamento da Invernadinha, situado em Júlio de Castilhos (RS).

No último domingo (26/01), o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, foi recebido pelos estudantes para dialogar sobre a Lei nº 8.142/1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). "Estar num domingo à tarde trocando ideias com estudantes em pleno período de férias é a prova concreta de que a defesa do SUS é prioridade também para a juventude brasileira", disse.

Leandro da Silva, presidente do Conselho Local de Saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Maringá, em Santa Maria (RS), também discutiu com os estudantes sobre o tema. "O SUS é importante para todo o povo brasileiro. Nesse encontro, eles [os estudantes da Saúde] aprenderam com a gente, mas a gente aprendeu mais ainda, compartilhando a experiência do nosso conselho local", afirmou.

A enfermeira chefe da ESF Maringá, Sharon da Silva Martins, frisou a necessidade de os profissionais da Saúde ampliarem sua capacidade de escuta às demandas da sociedade. "Fizemos uma roda de conversa sobre controle social. A gente acha bem importante divulgar para os estudantes essa experiência, que está dando certo, no intuito de multiplicar o movimento da participação da comunidade e estimular os profissionais a ouvirem mais. O SUS é para os usuários. Precisamos ouvi-los conforme suas necessidades e não só atuar com prescrições e ordens".

Por Conselho Nacional de Saúde-29/01/2019

FONTE: http://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/974-formacao-alem-da-sala-de-aula-cns-e-estudantes-da-saude-debatem-sus-no-assentamento-da-invernadinha