Abertura do Fórum Social das Resistências recebe Marcha pela Diversidade Religiosa e participação do CNS

 

 

O Brasil é, constitucionalmente, um país laico. Ou seja, a liberdade de culto deve ser garantida a todas as pessoas em território nacional. Porém, o avanço do fundamentalismo e do racismo religioso tem feito o número de ataques às religiões de matriz africana ampliar de 2016 até aqui. Por isso, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou, nesta terça (21/01), da 12ª Marcha Estadual Pela Vida e Pela Diversidade Religiosa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O evento também marcou a abertura do Fórum Social das Resistências 2020, que reúne ativistas de várias partes do mundo contra a perda de direitos sociais. Em 2018, com dados do Disque 100, foram mais de 500 ataques a espaços de culto da umbanda e do candomblé. De acordo com Fernando Pigatto, presidente do CNS, é preciso que a Saúde seja compreendida de forma ampla, onde a liberdade de expressão e de culto fazem parte da qualidade de vida.

"A presença do CNS aqui demonstra o caráter diverso do controle social brasileiro nesse momento da história. A democracia, os direitos dos povos de matriz africana e os direitos humanos estão sendo violados. Democracia e Saúde precisam caminhar juntas". Segundo ele, "estão construindo um cenário onde, intencionalmente, a saúde pública está sendo entregue à saúde privada", criticou.

Por ASCOM/Conselho Nacional de Saúde - 22/01/2020

FONTE: http://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/964-diversidade-religiosa-cns-se-une-a-marcha-de-abertura-do-forum-das-resistencias