Premiadas em Brasília as 25 melhores práticas da agricultura familiar no Pnae

05/10/2017

Os 25 municípios vencedores do Concurso Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar foram premiados na ultima terça-feira (3), no Congresso Internacional de Alimentação Escolar, que está sendo realizado em Brasília.

Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o concurso teve como objetivo valorizar experiências que têm feito diferença e contribuído para o bom funcionamento das ações que envolvem a alimentação escolar nas regiões brasileiras.

Cerca de 300 pessoas, entre representantes de países como Guatemala, República Dominicana, Costa Rica, El Salvador e Chile, participaram da cerimônia e ouviram os relatos de gestores que atuam diariamente nos municípios e estados, junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em prol da segurança alimentar e nutricional dos estudantes e do fomento ao desenvolvimento dos pequenos agricultores locais.

“O Pnae se consagrou como referência internacional e é importante ressaltar que o respeito ao regionalismo é o grande pilar do sucesso do programa”, destacou o chefe de gabinete do FNDE, Rogério Lot. “O alimento que é popular no cardápio de determinada escola nem sempre poderá ser oferecido para crianças de outras regiões”, lembrou ele. “Por isso é tão importante ouvir e valorizar as experiências de cada município”, concluiu.

Segundo o FNDE, dos R$3 bilhões repassados este ano pelo Pnae para a alimentação de 40 milhões de estudantes em todo o país, cerca de R$ 850 milhões foram investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar. 

Os 25 relatos que se destacaram dentre os 578 inscritos estão no Caderno de Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, lançado durante a premiação. A versão virtual estará disponível em breve no portal do FNDE.


Congresso Internacional de Alimentação Escolar

Promovido pelo FNDE, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o congresso começou nesta terça-feira e segue até quinta-feira, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), em Brasília.

Com cerca de 300 participantes, o evento abre discussões, com espaço para colocação de problemas e possíveis soluções que envolvam segurança alimentar e nutricional no âmbito da alimentação escolar. Além de gestores brasileiros, participam do evento representantes do Paraguai, República Dominicana, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Chile, Jamaica, Belize, Honduras, Bahamas, México, Peru, Trinidad and Tobago, Colômbia e Barbados.

Para Karine Santos, coordenadora-geral do Pnae, apesar de o programa já ser consolidado, existem desafios que ainda precisam ser superados. “Mesmo após 62 anos de Pnae, ainda é necessário entender e trabalhar novas barreiras que surgem a cada dia. Estamos reunidos aqui pra isso, para alcançarmos soluções para esses desafios específicos”, afirmou a coordenadora.


Por Ascom/FNDE, publicado originalmente em 04/10/2017.

--

Fonte: http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/noticias/2017/premiadas-em-brasilia-as-25-melhores-praticas-da-agricultura-familiar-no-pnae