Secretária de Direitos Humanos destaca importância e atuação do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia em reunião

Flávia Piovesan ressaltou o Prograna Nacional de Direitos Humanos como vértice da ouvidoria da polícia. Foto: Vanessa Campos

 

27/09/16 - A secretária especial de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, abriu na manhã desta terça-feira (27) a 2ª reunião ordinária do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia (FNOP), que reuniu integrantes do FNOP e representantes governamentais (SENASP, DPF e DPRF), em Brasília.

Durante o encontro, a secretária destacou a importância do Fórum como instituição fundamental para a institucionalidade democrática, que confere a atuação da polícia e permite um controle social.

“O foco que tenho da ouvidoria da polícia é a luz do eixo dos direitos humanos, tomando como vértice o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), que clama no eixo de segurança pública o acesso à justiça e combate à violência por ouvidorias independentes, inspiradas em tendências mais modernas do policiamento, e que estimularia iniciativas orientadas por resultados”, disse Flávia Piovesan.

A nova mesa diretora também foi empossada durante a reunião:

•         Renata D'avila Esmeraldino – Coordenadora Executiva

•         Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (RS)

•         Italuzy Toledo Nascimento – Coordenador Adjunto

•         Ouvidor Geral da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás (GO)

•         Ana Paula Diniz de Moreira – Secretária Geral

•         Ouvidora da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal  (DF)

•         Aurélio Batista Oliveira – Primeiro Suplente

•         Ouvidor da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins (TO).

Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia (FNOP)

O Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia (FNOP) é um colegiado criado pelo Decreto Presidencial de 03 de Maio de 2006 vinculado a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e composto pelos Ouvidores e Ouvidoras de Segurança Pública ou Defesa Social dos estados brasileiros, ou seja, aquelas ouvidorias que realizam o controle social da atividade policial.

 

Fonte: Secretaria Especial de Direitos Humanos

http://www.sdh.gov.br/noticias/2016/setembro/secretaria-de-direitos-humanos-destaca-importancia-e-atuacao-do-forum-nacional-de-ouvidores-de-policia-em-reuniao