2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres

02/05/2017

 

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizará a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, convocada pela portaria nº 1016 de 2016 com o tema "Saúde das mulheres: Desafios para a integridade com equidade" e terá como eixo principal, propor diretrizes diretrizes para a  implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, englobando assim as questõe refenretes a população Negra, LGBT, em situação de Rua, do Campo, da Floresta e das Águas.

A 2 a CNSMu terá abrangência nacional, mediante a realização das Etapas Preparatórias; Municipais e/ou Macrorregionais; Estaduais/Distrito Federal; Nacional, assim como Conferências Livres. A etapa regionalmacrorregional aconteceu em meados de março, já a etapa Nacional da Conferência acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto de 2017

Participarão do evento: delegada(os) eleitas(os) pelo Conselho Nacional de Saúde, com direito a voz e voto; delegadas(os) eleitas(os), com voz e voto; e convidadas(os) - Para a 2ªCNSMu representanres de ONGs, entidades, instiruições nacionais e internacionais e pensonalidades nacionais e internacionais à área, com direito a voz. Mas é possível acompanhar atualizações por meio da página do facebook da Conferência (https://www.facebook.com/2cnsmu/?fref=ts).

A primeira Conferência Nacional de Saúde das Mulheres foi realizade en 1986 e somento agora, após mais de 30 anos irá ser realizada a segunda, a expectativa do CNS é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no SUS para a saúde das mulheres.


Escrito por Isabela Smolii para Participação em Foco

--

Fonte: http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2016/11nov23_pagina_inicial_converencia_saude_mulher.html

http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso537.pdf