Programação
01 de dezembro (quarta-feira)

19h

Abertura Oficial do PANAM 2010

Local: Auditório do Ipea – Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES/Ipea, Brasília (DF)

Mesa de Abertura:

- Marcio Pochmann – Presidente do Ipea
- José Marques de Melo – Presidente da Socicom
- Ricardo Spindola Mariz – Pró-Reitor de Graduação da UCB
- André Barbosa Filho – Assessor Especial da Casa Civil da Presidência da República do Brasil

Coordenadora: Cosette Castro

Coquetel de Abertura – Patrocínio Ipea

02 de dezembro (quinta-feira)

9h - 10h15

Conferência Magistral 01 – A Sociedade em Redes Móveis como Espaço de Participação e Inclusão Social

Local: IPEA – Setor Bancário Sul - Brasília (DF)

- Conferencista: Carlos Scolari – Universidad Pompeo Fabra – Espanha
- Coordenador: Antonio Hohlfeldt – Presidente da Intercom – Brasil
- Comentarista: Jorge González – UNAM – México

10h15 – 10h30 - Intervalo para café

10h30 – 12h30

Mesa 01 - Políticas Públicas para os Meios Digitais Interativos – O Olhar de Diferentes Países

- Painelista 01: José Marques de Melo – Brasil / Socicom
- Painelista 02: Alfredo Alfonso – Universidad de Quilmes – Argentina
- Painelista 03: Lucía Castellón – Universidad Mayor – Chile
- Painelista 04: Adriano de Angelis – Secretaria do Audiovisual – Minc – Brasil
- Moderador (a): Anita Simis – Ulepicc-Brasil

Almoço Livre

Tarde

Local: Universidade Católica de Brasília (UCB) – SGAN 916 – Asa Norte – Brasília (DF)

14h - 15h45

Mesa 02 – Convergência de Meios – Infraestrutura e Interoperabilidade como Base para a Produção Interativa

- Painelista 01: Luis Fernando Gomes – PUC-RJ – Brasil
- Painelista 02: Luis Humberto Marcos – Portugal
- Painelista 03: Rosa Fraquet – UAB – Espanha
- Painelista 04: Cristiano Max – Feevale – Brasil
- Moderador (a): Elias Machado – UFSC – Brasil

15h45 – 16h - Intervalo para Café

16h – 18h30

Apresentação de artigos nos GTs

GT1 – Indústrias de Conteúdos: Espaços de Produção, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas, Conteúdos Digitais Interativos (Junção GT1 e GT2)

Coordenadores e Debatedores:

Língua Portuguesa:
Alexandre Kieling – UCB – Brasil; Anita Simis – Unesp – Brasil; e Suzy Santos – UFRJ – Brasil;

Língua Espanhola:
Geraldo Arias – Universidad de Lima – Peru; e Alfredo Alfonso – Universidad de Quilmes – Argentina

O papel das imagens nas redes sociais para a construção de relacionamento via WEB 2.0 Thiago Endres e Florence Dravet Universidade Católica de Brasília - UCB
Escolha Coletiva, Governança e Direitos de Propriedade Intelectual: uma Análise Econômica dos Commons. Alain Herscovici Espírito Santo, UFES
A inclusão digital e a diversidade cultural como conceitos operatórios para a comunicação interativa de redes sociais dentro da TV digital Ricardo Guti Universidade Católica de Brasília
La interactividad en la televisión digital argentina. Marco regulatorio, clasificaciones y otras aproximaciones Jorge Luis Núñez Universidad Nacional de Quilmes, Província de Buenos Aires, Argentina
TV digital aberta no Brasil: desafios ao modelo de negócios Francisco Machado Filho Universidade Metodista de São Paulo – UMESP - Brasil
Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas Alan César Belo Angeluci;

Cosette Castro

(Universidade de São Paulo – USP)

(Universidade Católica de Brasília – UCB)

Indexabilidade Imediata na Produção de Conteúdo ONLINE – Aceleração, Engajamento e Cultura de Participação em Redes Digitais Márcio Carneiro dos Santos Universidade Federal do Maranhão – Brasil
Los caminos hipertextuales e hipermediáticos de los ciberperiódicos O GloboOnline y FolhaOnline Raquel Gomes de Oliveira Universidade Federal da Bahia – Brasil

GT2 – Plataformas Interativas: Narrativas, Publicidade, Consumo (Junção GT3 e GT4)

Coordenadores e Debatedores:

Língua Portuguesa:
Ana Silvia Médola – UNESP – Brasil; Valdecir Becker – Umesp – Brasil; e Cristiano Pinheiro – Feevale – Brasil;

Língua Espanhola:
Diego Levis – UBA – Argentina; e Gabriel Kaplún – Universidad de la República – Uruguai;

Qualidade da informação em portais jornalísticos brasileiros: participação, interatividade e convergência Joana Ziller; Maria Aparecida Moura UFOP; UFMG – Minas Gerais – Brasil
Narrativas digitais e TV digital interativa sob a perspectiva da “mônada aberta” Ana Carolina Cirino dos Santos; Carlos Pernisa Júnior UFJF – Minas Gerais – Brasil
Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games “kinect” Raul Inácio Busarello; Patricia Bieging; Vânia Ribas Ulbricht UFSC – Santa Catarina – Brasil
Narrativas transmidiáticas: reflexões sobre subjetividades no produto cultural Hannah Montana Patricia Bieging; Raul Inácio Busarello; Vânia Ribas Ulbricht Santa Catarina – Brasil
Os jovens consumidores conectados e o móbile marketing Karla Caldas Ehrenberg; Daniel dos Santos Galindo Universidade Metodista de São Paulo – UMESP –Brasil
Teoria da atividade como framework para a análise da audiência na TV Digital Valdecir Becker; Marcelo Zuffo Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP – Brasil
Eu vendo a marca ou é a marca que me vende? A negociação de identidades através da publicidade boca a boca em redes sociais on line Deborah do Espírito Santo Serra Universitat Autònoma de Barcelona – Espanha
A publicidade nas redes sociais e a geração Y: a emergência de novas formas de comunicação publicitária João Henrique Dourado de Carvalho Universidade Católica de Brasília – UCB – Brasil

GT3 – Plataformas Interativas em Organização e Empresas, Audiências, Interatividade, Pesquisa em Comunicação e Redes Sociais (Junção GT5, GT8 e GT10)

Coordenadores e Debatedores:

Língua Portuguesa:
Luiz Carlos Iasbeck – UCB – Brasil; Alvaro Benevenuto Jr. – UCS – Brasil; João Curvello – UCB

Língua Espanhola:
Francisco Más – Umayor – Chile; Elias Saadi – Universidad del Norte – Colômbia

Situación de recepción de médios y comunidades de audiencias virtuales. Síntesis de un estudio sobre el caso on-line de Radio Latinoamericana Victor Adrián Diaz Esteves Universidad de Chile
Telejornalismo 2.0: o telespectador como novo produtor de conteúdos digitais noticiosos Paola Daniella da Fonseca Rodrigues UNIFOR – Brasil
A utilização do Twitter na campanha política e sua aplicação no Tocantins: estudo de caso do perfil do candidato a governador eleito Siqueira Campos Mariana Reis Mendes Valente e Maurílio Luiz Hoffmann da Silva Universidade Federal do Tocantins – Brasil
Facebook: la nueva plaza pública utilizada en las campañas presidenciales de Antanas Mockus y Juan Manoel Santos Félix Joaquín Lozano Cárdenas Universidad Francisco de Paula Santander – Colômbia
Redes sociais e blogs: produção de conteúdo mercadológico para comunicação na sociedade contemporânea Andréa Firmino de Sá Brasil
Navegar no ambiente da TV digital para preparar a fruição social Álvaro Benevenuto Jr. Universidade de Caxias do Sul – Brasil
La interactividad en la televisión digital argentina. Marco regulatorio, clasificaciones y otras aproximaciones Jorge Luis Núñez Universidad Nacional de Quilmes – Argentina
Ambientes digitales, cognitividad y contenidos Alvaro Gascue Uruguay
Contraeditora Ciência Livre: repositório aberto para produções acadêmicas na área da Comunicação Social Milton Pelegrini e Edilson Cazeloto PPG Unip / PUC SP e PPG Unip - Brasil

GT 4 - Produção de Conteúdos Educativos, Convergência, Novos Comportamentos, Comunicação e Cultura (Junção GT6, GT7, GT9)

Coordenadores e Debatedores:

Língua Portuguesa:
Maria Cristina Gobbi – Uniso/Unesp – Brasil; Andrea Fernandez – UFMT – Brasil; e Fernando Spanhol – UFSC – Brasil

Língua Espanhola:
Fernando Checa - CIESPAL – Equador e Maria Tereza Quiroz – Universidad de Lima – Peru

Que pode o Blog?
Desmontando os fetiches com uma leitura política
Márcia Virgínia Mignac da Silva Sergipe - Brasil
Importância e desafios da implementação do Acervo Ibero-americano de TV Digital

Pedro Santoro Zambon

Orientador: Juliano M. de Carvalho

São Paulo – Brasil
A cultura do voto eletrônico no Brasil: Contribuição Tecnológica para a Democracia e Comunicação Pública Roberto Gondo Macedo São Paulo – Brasil
Novas maneiras de ser Fernanda Rodrigues Pucci Paraná – Brasil
A Globalização Cultural “Contra-Hegemônica” no Ciberespaço: o caso dos Povos Indígenas Alejandra Aguilar Pinto Brasília – DF – Brasil
Políticas públicas de inclusão sociodigital: os pontos de acesso em Uberlândia Cindhi Vieira Belafonte Barros; Mayra Cabrera Costa; Orientadora: Adriana Cristina Omena dos Santos Minas Gerais – Brasil
Conteúdo interativo: perspectivas para o jornalismo e a literatura nas mídias digitais Leonel Azevedo de Aguiar, Adriana Barsotti Brasil
Jornalismo Colorido: paradigmas na cobertura da Parada do Orgulho Gay na Folha On Line Judivan Alves Ferreira; Elinara Soares Barros de Sousa; Sérgio Ricardo Soares (Orientador) Universidade Federal do Tocantins – UFT; Universidade Federal do Piauí – UFPI; Universidade do Minho – Portugal
Produção colaborativa e convergência de mídia na TV: uma proposta de inovação e tecnologia social para as TVs Universitárias Adriano Adoryan; Cláudio Márcio Magalhães; José Dias Paschoal Neto São Paulo – Brasil
A cultura da convergência e a comunicação da Ciência José Azevedo (orientador) e Juliana Miura Universidade do Porto - Portugal
Conhecimento compartilhado. Recursos educacionais abertos na educação superior Andréa Ferraz Fernandez e Talyta Louise T.odescat Singer UFMT - Brasil
Convergência digital e as perspectivas para o Jornalismo Científico Vania Gurgel UCB - Brasil
Twitter: como uma nova mídia modificou a rotina produtiva de jornalistas em Teresina Tamires Ferreira Coelho; Elinara Soares Barros de Sousa; Orlando Maurício de Carvalho Berti Universidade Federal do Piauí - UFPI

Noite - 19h, após o trabalho dos GTs

Lançamento de livros na UCB Asa Norte
- Coordenação: Florence Dravet – UCB – Brasil

Coquetel – Patrocinado pela UCB

03 de dezembro (sexta-feira)

9h - 10h15

Conferência Magistral 02 – Mudanças de Comportamento a partir da Convergência das TIC

Local: Auditório do Ipea

- Coordenador(a): Maria Cristina Gobbi – Unesp
- Conferencista: François Jost – Université Paris III – Sorbonne – França
- Comentarista: Alexandre Kieling – UCB – Brasil

10h15 - 10h30 - Intervalo para Café

10h30 - 12h30

Mesa 03 – O Espírito dos Novos Tempos – os paradigmas do Século XXI

- Painelista 01: Francisco Sierra – Universidad de Sevilla – Espanha
- Painelista 02: Joseph Straubaar – Austin University – USA
- Painelista 03: Gaetan Tremblay – Montreal University – Canadá
- Painelista 04: André Barbosa Filho – Casa Civil da Presidência da República – Brasil
- Moderador(a): Cicilia Peruzzo – UMESP – Brasil

Almoço livre

Tarde

Local: UCB – SGAN 916 – Asa Norte – Brasília (DF)

14h – 15h45

Mesa 04 – Produção de Conteúdos Interativos - rompendo os limites da relação entre produtores e receptores

- Painelista 01: Immacolata Vassalo Lopes – USP – Brasil
- Painelista 02: Representante da Fundação Getulio Vargas
- Painelista 03: Moisés Martins – Universidade do Minho – Portugal
- Ponente 04: Guido Lemos – UFPB – Brasil
- Moderador(a): Nicole D’Almeida – Sorbonne – França

15h45 – 16h - Intervalo para Café

Mesa de Encerramento do PANAM 2010