Informações Gerais

Certificado

Para solicitar seu certificado de participação no Congresso, envie e-mail para panamericano2010@ipea.gov.br ou ligue para (61) 3315-5108

 

Hotel oficial - PANAM 2010

Nobile Suíte Monumental
SHN Q4, LOTE B - ASA NORTE – Brasilia – DF
Reservas: +55 61 - 40625323
Site: http://www.nobilehoteis.com.br/portugues/?fuse=hoteis.detalhar&id=7


Brasília

Brasília está no centro do País e pode ser considerada como uma das cidades mais curiosas e originais do mundo. Criada pelo arquiteto Lúcio Costa e inaugurada em 1960, a capital federal é um dos poucos projetos urbanos modernistas que se tornou realidade. O famoso “Plano Piloto”, que remete ao formato de um avião, é constituído pelos eixos “Asa” e “Eixo Monumental”. O primeiro é formado pelos bairros Asa Norte e Asa Sul, possuíndo diversas vias paralelas que abrigam as Super-Quadras residenciais e setores de comércio e serviços. Perpendicular à ela, o Eixo Monumental, a grande avenida, corpo do avião, forma o complexo cultural e político composto pela Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios, Catedral, museus e monumentos. O “bico do avião” é margeado pelo lago artificial Paranoá, local indiscutivelmente belo na cidade.

Mas Brasília não é apenas uma grande exposição de arquitetura arrojada que deu à cidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Os prédios, até seis andares para que o belo céu da cidade não fosse escondido, estão incluídos nos imensos jardins. Seguindo a importância que a cidade dá ao verde, o Parque da Cidade, considerado o maior parque urbano do mundo, foi colocado no centro de Brasília, sendo um grande centro de lazer local ,além dos vários museus, teatros e restaurantes que oferecem entretenimento de qualidade.


Visite em Brasília

A Praça dos Três Poderes abriga alguns dos edifícios mais importantes das obras de Oscar Niemeyer - Palácio do Planalto (base do Presidente da República), Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) e Supremo Tribunal Federal. Ali estão localizados, também, o Museu da Cidade, o Panteão da Pátria e o Espaço Lúcio Costa, além de três esculturas - Pombal (Niemeyer), A Justiça (de Alfredo Ceschiatti) e Os Candangos (de Bruno Giorgi). O Palácio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) , o Museu Nacional, o Teatro Nacional, a Biblioteca Nacional e a Catedral de Brasília estão localizados perto da Esplanada dos Ministérios. É possível visitar o interior dos edifícios em horários predeterminados.

Fora do centro político, vale a pena conhecer o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República, o Santuário Dom Bosco, a "Igrejinha" - Igreja Nossa Senhora de Fátima, a ponte JK, a torre de TV e sua bela vista da Esplanada, o Memorial JK, o QG do Exército, o Pontão do Lago Sul entre outros diversos espaços de lazer e cultura.


Confira os locais do evento nos mapas abaixo:

Localização do IPEA


Exibir mapa ampliado

Localização da UCB


Exibir mapa ampliado
Links úteis de Brasília:

Portal do GDF - Governo do Distrito Federal - http://www.gdf.df.gov.br

Secretaria de Estado de Turismo - http://www.setur.df.gov.br/

Secretaria de Estado de Transportes - http://www.st.df.gov.br/

Companhia do Metropolitano do Distrito Federal - Metrô - http://www.metro.df.gov.br/