Ouvidoria da Anvisa completa 10 anos Imprimir

A Ouvidoria da Anvisa completou 10 anos de criação. Para marcar a data, foi promovido, no dia 5 deste mês em Brasília, o evento “Ouvidoria: 10 anos de cidadania”. O seminário teve como objetivo apresentar o Projeto de fortalecimento da participação social na regulação sanitária e promover reflexões sobre o impacto das ações de vigilância sanitária no meio ambiente.

A ouvidora-geral da União, Eliana Pinto, participou da abertura do evento, realizado no auditório Dr. Hélio Pereira Dias-Anvisa.

Durante o seminário, a ouvidora da agência, Vera Bacelar, fez uma retrospectiva do trabalho desenvolvido nos 10 anos de atividade. No período, foram registradas 111.942 demandas no sistema Anvis@tende.

Números - No primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria da Anvisa recebeu 14.056 demandas. Desse total, 13.952 foram analisadas, qualificadas e encaminhadas às áreas responsáveis. Do restante, 103 foram demandas repetidas no sistema e uma foi encaminhada no início do mês de julho. A Ouvidoria respondeu diretamente 3.250 demandas, representando um total de 23,1%.

Quase 49% (6.822) das demandas no período citado foram pedidos de informação. As denúncias e reclamações equivaleram a 40,1% (5.639) do total.

A principal origem das demandas no primeiro semestre foi o formulário eletrônico disponível no site da Anvisa. Aproximadamente 9 mil manifestações foram feitas pelo formulário, representando 63,7% do total de demandas.

A população também tem utilizado o e-mail para se comunicar com a Ouvidoria da Anvisa. Nesse período, a unidade recebeu 4.618 demandas por e-mail, representando 32,8% do total recebido.

Matéria retirada, com autorização, http://blig.ig.com.br/aouvidoriavaifalar/