Brasília, 26/06/2019 - 11:20
 
Rede vai integrar ouvidorias de todas as regiões do Estado

Rede vai integrar ouvidorias de todas as regiões do Estado

O Sistema de Ouvidoria Pública adotado pelo Governo do Estado servirá como modelo para que prefeituras da Região Metropolitana do Recife e do Interior viabilizem a primeira rede de ouvidorias municipais de Pernambuco. A ideia, inédita no Brasil, foi proposta por ouvidores municipais que participaram de curso organizado pela Ouvidoria Geral do Estado e Escola de Governo, vinculada à Secretaria de Administração.

A intenção dos profissionais de ouvidoria das prefeituras do Recife, Olinda, Tamandaré, Garanhuns, Mirandiba, Afogados da Ingazeira, Belo Jardim e Salgueiro é estimular o debate em torno da construção da rede intermunicipal, assegurando maior transparência à gestão pública. O tema estará novamente em pauta na reunião marcada para o próximo dia 22, às 9 horas, na Ouvidoria Geral do Estado.

“A importância de criarmos uma rede de ouvidores municipais é essencial para a padronização de procedimentos técnicos, o que permitirá que todos falem a mesma linguagem. Além do mais, trabalhar em rede é diferente de trabalhar sozinho. Estaremos, enquanto grupo, compartilhando experiências e ajudando uns aos outros. O ganho será de todos, principalmente do cidadão pernambucano”, disse Marcus Angelim, ouvidor do município de Salgueiro, Sertão do Estado.

Ronaldo Matias, da Prefeitura de Olinda, também participou da capacitação e compartilha do mesmo pensamento. “Estamos montando o serviço municipal de Ouvidoria, tendo como modelo a estrutura organizacional adotada pelo Governo do Estado. Integrar uma rede de ouvidorias com outras cidades também faz parte do nosso objetivo e já estamos nos articulando para isso”.

Profissionalizar equipes e estimular municípios a instalar ouvidorias próprias foi o objetivo do curso Implantação e Gestão de Ouvidorias nas Prefeituras. “Foi significativa a experiência do curso, considerando a possibilidade da estruturação da Rede Municipal de Ouvidorias Públicas de Pernambuco e a troca de experiências entre os ouvidores e representantes das prefeituras com a Ouvidoria Geral do Estado. Considero esta ação um marco de relevante importância para a disseminação da cultura de transparência pública nos municípios pernambucanos”, avaliou a ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino.

Atuação - A Ouvidoria Geral do Estado é responsável pela coordenação da Rede de Ouvidorias do Governo, formada por 48 ouvidorias centrais - que atuam nas secretarias - e setoriais - vinculadas a órgãos da administração estadual. O trabalho de coordenação implica na realização de cursos de capacitação para as equipes do Poder Executivo, no suporte para implantação de novas ouvidorias e no controle de qualidade do serviço prestado ao cidadão.

Também realiza atendimento ao público recebendo e encaminhando demandas formuladas pela população. O cidadão pode recorrer à Ouvidoria Geral e à Rede de Ouvidorias para solicitar, elogiar, pedir informações, denunciar ou reclamar, através do 0800.281.2900 (ligação gratuita), internet (www.ouvidoria.pe.gov.br e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. br) ou pessoalmente. A Ouvidoria Geral do Estado funciona no térreo da Secretaria Especial de Articulação Social, na Rua Vigário Tenório, 213, Bairro do Recife.

Notícia retirada do site da omd.

 
Berita terbaru ahok

Brasília - DF
SBS - Qda 1- Bl J - 17º andar - Salas 1714 | 1715 | 1716  - CEP: 70076-900
Tel: (61) 2026-5555 

 

Rio de Janeiro – RJ
Av. Presidente Antonio Carlos, 51/10º andar, sala 1001 - CEP: 20020-010
Tel: (21) 3515-8621 | 8626