RECURSOS

REVISTAS ESPECIALIZADAS

  • JOURNAL OF KNOWLEDGE MANAGEMENT – Publicado pelo EMERALD GROUP PUBLISHING

    Resumo elaborado por Evellin Damião da Silva

    (2015)

    Resumo: O sítio do Journal of Knowledge Management (JKM) faz uma descrição dos principais objetivos da publicação e a sua cobertura temática, com foco na gestão do conhecimento dentro das organizações e no alcance das melhores práticas na área. Além disso, o site também apresenta os principais atores interessados em seu conteúdo, estando entre estes os gestores de recurso humanos e diretores, diretores de tecnologia da informação e gerentes e gestores de ativos intelectuais, bem como a referência das organizações que elaboram a indexação e o Abstract. O espaço virtual também conta com amostra de artigos com estudos de caso, publicação de notícias e eventos e chamada para artigos.

    Objetivos Editoriais: O JKM é uma publicação revisada por pares (revisão mútua das publicações feita entre os especialistas), dedicada à troca da mais recente pesquisa acadêmica e de informações práticas sobre todos os aspectos da gestão do conhecimento nas organizações. A revista publica estudos de investigação e processo inicial, acadêmica, empresarial e colaboradores do governo sobre as estratégias, ferramentas, técnicas e tecnologias para Gestão do Conhecimento. O foco da revista é sobre a identificação de estratégias inovadoras de Gestão do Conhecimento e da aplicação de conceitos teóricos a situações do mundo real.

    Cobertura Temática:

    ü  Desenvolvimento de uma estratégia de cultura e comunicação adequada;

    ü  Integração da aprendizagem e infraestrutura de conhecimento;

    ü  Gestão do conhecimento e da organização da aprendizagem;

    ü  Organização e recuperação de tecnologias da informação para melhorar a qualidade do conhecimento;

    ü  Vinculação da gestão do conhecimento para as iniciativas de desempenho;

    ü  Manutenção do conhecimento - capital humano e intelectual;

    ü  Uso da tecnologia da informação para desenvolver a gestão do conhecimento;

    ü  Gestão do conhecimento e inovação;

    ü  Medição do valor do conhecimento já dentro de uma organização;

    ü  O que há além da gestão do conhecimento?

    Benefícios:

    Como assinante da JKM, é possível:

    ü  Avançar na sua compreensão da gestão do conhecimento como um núcleo competência organizacional;

    ü  Aprender como colocar a gestão do conhecimento a trabalhar do ganho de vantagens competitivas;

    ü  Explorar técnicas de implementação através de estudos de caso;

    ü  Compartilhar conhecimento através de debate e troca de informações;

    ü  Descobrir como superar os principais obstáculos à gestão do conhecimento;

    ü  Referenciar suas práticas de gestão do conhecimento atuais diante as organizações de melhores práticas;

    ü  Desenvolver uma agenda de pesquisa para informar a tomada de decisões políticas e de gestão;

    ü  Avaliar novos rumos na gestão do conhecimento;

    Visite a página do Jornal: http://www.emeraldgrouppublishing.com/products/journals/journals.htm?id=jkm