• Alto Contraste
  • VLibras

Publicações: ALANA_PEREIRA_-_TESE_FINAL_.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Alana Deusilan Sester Pereira, Sergio Bulgacov (orientador)

Este trabalho tem como objetivo geral propor um framework teórico-analítico que suscite reflexões sobre como as organizações podem desenvolver capacidades dinâmicas por meio da gestão de indicativos de conhecimentos. Assim, este estudo inova ao verificar empiricamente como os conhecimentos identificados no monitoramento do ambiente externo constituem em indicativos e, com isso, possibilitam criar capacidades que se adaptem às tendências e exigências do meio em que estão inseridas. Nesse contexto, tendo como marco teórico a bibliografia sobre capacidades dinâmicas, gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, identificou-se uma lacuna nos trabalhos publicados, visto que eles não abordam processos relativos ao conhecimento, como, por exemplo, o de seleção, priorização e monitoramento. Desse modo, a estratégia de investigação apoiou-se em uma abordagem qualitativa com o emprego do método de estudo de casos múltiplos. A coleta de dados foi realizada in loco e fez uso de múltiplas fontes de evidências com auxílio das seguintes técnicas de coleta: pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta. O setor escolhido foi o de Tecnologia da Informação. No total, foram realizados cinco estudos de casos e 23 entrevistas, resultando em um material equivalente a 1.159 minutos e 781 páginas de transcrição. Para o estudo dos dados, utilizou-se como estratégia a análise em profundidade de cada caso, com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados do estudo indicam os principais fatores internos organizacionais que contribuem para o desenvolvimento das capacidades dinâmicas; as práticas de monitoramento dos fatores externos; os conhecimentos identificados que suscitam em indicativos; as principais práticas de gestão do conhecimento empregadas pelas empresas estudadas; as decisões e resultados obtidos por meio da utilização dos indicativos de conhecimento; a relação desses indicativos com as decisões deliberadas; e, por fim, a proposta de elaboração do framework a partir de oito proposições inéditas acerca do desenvolvimento de capacidades dinâmicas por meio de indicativos de conhecimentos. Nesse sentido, a tese contribui explicitando indícios de que as práticas identificadas oferecem importante suporte para a efetividade dos indicativos em termos da identificação da sua relevância, acompanhamento e aprendizagem, conduzindo as decisões com efeito aos bons resultados obtidos nas empresas pesquisadas. Espera-se, portanto, que a estrutura analítica e as proposições apresentadas instiguem novas investigações para desenvolvimento das teorias de gestão do conhecimento e de capacidades dinâmicas.

Publicações: melhores-praticas-roberto-gomes.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Édis Mafra Lapolli (orientadora), Gertrudes Aparecida Dandolini (coorientadora), Roberto Kern Gomes

O fenômeno do intraempreendedorismo tem, cada vez mais, chamado a atenção de pesquisadores e estudiosos ao redor do mundo. Tal fenômeno é relacionado ao ato de empreender dentro de uma organização existente. A maior parte desses estudos é realizada em empresas do setor privado, devido à intrínseca natureza competitiva do seu ambiente. Eles apontam para uma melhoria na eficiência e no alcance de metas organizacionais, pois, nos casos de sucesso, as empresas criam ambientes que promovem o intraempreendedorismo. No setor público, todavia, os estudos sobre o intraempreendedorismo ainda se encontram escassos ou em fases muito incipientes. Tal ambiente público, contudo, necessita, de maneira premente, de uma estratégia que estimule a aceitação de riscos, responsabilidades, proatividade e desafios, dentre outros fatores. Assim, a ideia é que, da mesma forma que o intraempreendedorismo tem sido visto como a mola propulsora da inovação e eficiência na iniciativa privada, entende-se que esta força possa ser aproveitada também no setor público, através do estudo das melhores práticas intraempreendedoras. Portanto, a proposta é aprofundar os estudos dessa temática, de modo que o objetivo geral desta tese é criar diretrizes para a implementação de melhores práticas intraempreendedoras para a gestão pública. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e auxílio de uma pesquisa bibliográfica com revisão sistemática integrativa, usando como principais fontes as bases Scopus e Web Of Science, aliadas a um estudo de multicasos. Para a coleta de dados foi usada uma entrevista semiestruturada, aplicada a 24 gestores de três organizações públicas do poder executivo federal, com sede em Santa Catarina, sendo que estes dados foram analisados usando a técnica de análise de conteúdo para estabelecer 25 diretrizes para a implementação de melhores práticas intraempreendedoras para a gestão pública. Tais diretrizes foram apresentadas aos especialistas da HEC Montréal, durante estágio doutoral de cinco meses no Canadá. Como principais resultados obteve-se a validação de 22 diretrizes, dentre as quais a criação de política de permanência limitada nos cargos, implementação de política de avaliação de desempenho, estímulo ao comportamento intraempreendedor através de desafios, recompensando o comportamento diferenciado, elaboração de um programa com regras e metas claras que reconheça de forma financeira o trabalho empreendedor, dentre outras. Também foi possível verificar que as relações entre estabilidade dos servidores e intraempreendedorismo e entre avaliação de desempenho e intraempreendedorismo encontram-se em constante debate entre os estudiosos, de modo que um estudo específico sobre estes temas deve ser ainda desenvolvido.

Publicações: influencia-capital-intelectual.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Edi Madalena Fracasso (orientadora), Raquel Engelman Machado

Esta tese tem como objetivo principal verificar a influência do Capital Intelectual na Capacidade Absortiva das empresas, bem como da Capacidade Absortiva (ACAP) na inovação. O argumento teórico desta tese tem como base a Visão Baseada em Recursos, onde pressupõe-se que conjuntos de recursos intangíveis, como o Capital Intelectual, são mobilizados pelas firmas através de capacidades dinâmicas, como a Capacidade Absortiva do conhecimento, levando as empresas a resultados, tais como inovação de produtos. O estudo justifica-se pelas contribuições teóricas, metodológicas e práticas que pretende aportar para as áreas de gestão do conhecimento e inovação, permitindo compreender melhor os conceitos, bem como as interrelações entre eles. Inicialmente realizou-se estudo exploratório com 12 empresas, a partir de uma abordagem qualitativa, visando ampliar os conhecimentos sobre o ambiente pesquisado e proporcionar uma estruturação mais robusta do questionário. Posteriormente, o estudo quantitativo abrangeu 500 indústrias gaúchas de portes, intensidades tecnológicas e setores variados. A partir do método de modelagem de equações estruturais, o exame dos índices de ajustamento e sua significância estatística confirmaram a validade de todos os construtos e do modelo. Também serviu para a sustentação ou refutação das hipóteses do estudo. A partir das evidências, pode-se concluir que o Capital Intelectual influencia a Capacidade Absortiva, mas os elementos que o compõe refletem de modo diferente nas dimensões da ACAP. As capacidades de Aquisição, Assimilação e Exploração do conhecimento são influenciadas de forma mais contundente pelo Capital Organizacional, seguido pelo Capital Humano. A capacidade de Transformação do conhecimento é influenciada de forma equilibrada pelo Capital Organizacional e Humano, e de forma mais moderada pelo Capital Social. Por sua vez, a Capacidade Absortiva influencia a inovação, sendo que cada dimensão impacta de modo diverso. Aquisição e Exploração do conhecimento influenciam de modo mais intenso, e Transformação do conhecimento de forma mais moderada. A validação dos construtos apresenta-se como contribuição relevante, pois demonstra empiricamente a validade dos conceitos teóricos e apresenta avanços metodológicos para a mensuração dos mesmos a partir do desenvolvimento de escalas e de um modelo integrado, servindo a acadêmicos e gestores. Especificamente para o setor industrial, esta pesquisa contribui para traçar um perfil do desenvolvimento de seus recursos intangíveis, das capacidades relacionadas ao conhecimento, de suas atividades de pesquisa e desenvolvimento, bem como dos resultados relacionados à inovação. Esta caracterização pode servir de parâmetro de comparação tanto para as empresas, como para os gestores públicos definirem políticas de incentivo à inovação. Novas pesquisas em diferentes setores e países poderão aprofundar as relações entre estes construtos, bem como incluir fatores externos e a relação específica com inovação incremental e radical.

Publicações: 2016_RonaldoAlvesNogueira.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Catarina Cecília Odelius (orientadora), Ronaldo Alves Nogueira

Além de aprendizagem intra-organizacional, uma organização também adquire novos conhecimentos a partir de parcerias externas, por meio de aprendizagem interorganizacional. Trata-se de fenômeno complexo, multifacetado, que exige investigação em níveis de análise e lentes diversas. Para contribuir com a compreensão desse fenômeno, apresentam-se quatro estudos nesta tese. No primeiro, por meio de revisão de literatura da evolução teórica histórica, investiga-se a evolução da aprendizagem no contexto das Teorias Organizacionais, visando contribuir para a consolidação do conceito e destacar a importância do tema, concluindo que Aprendizagem Organizacional vem sendo pesquisada em paralelo ao desenvolvimento das teorias organizacionais. Conclui-se ainda, que há espaço de afirmação dos conceitos e pressupostos básicos desse campo a ser explorado na integração da teoria de aprendizagem organizacional; e que investigações futuras deveriam testar as práticas organizacionais de aprendizagem e gestão do conhecimento, buscando a construção de uma teoria integradora. Ainda nos falta uma teoria geral da aprendizagem organizacional, de caráter geral, válida para todos os tipos de organizações. O segundo estudo, acerca dos desafios de pesquisa em aprendizagem organizacional, representa uma revisão bibliográfica, verificando a influência teórica dos autores a partir de intensidades de citação e utilização dos modelos de análise propostos em estudos empíricos. Merecem atenção especial cinco desafios para os projetos de pesquisa relacionados à aprendizagem organizacional: o desafio teórico; o desafio da análise multinível; desafio da interdisciplinaridade; desafio conceitual, e o metodológico. No terceiro estudo, analisam-se estudos empíricos sobre o fenômeno da aprendizagem organizacional, procurando evidenciar crenças epistemológicas e paradigmas de análise, em que se verificou hegemonia das pesquisas funcionalistas e dificuldades em classificar estudos que aplicaram paradigmas diversos. O quarto estudo consistiu em identificar e descrever condições que influenciaram processos de aprendizagem e resultados obtidos em Relações Interorganizacionais (RIO) estabelecidas para a promoção de inovação no setor público. Demonstrou-se, a partir de dados empíricos, a necessidade de inclusão das variáveis propostas por Mozzato, Bitencourt e Grzybovski (2015) (capacidade absortiva, contexto/cultura, confiança/resistência, interação e cooperação) e por Lawrence et al. (2005) (influência, força, disciplina e dominação) ao modelo 4i (Crossan, Lane e White, 1999) para a compreensão da aprendizagem interorganizacional, no setor público brasileiro. Esta tese evidenciou a necessidade de inclusão de processos sócio-políticos e das variáveis capacidade absortiva, contexto/cultura, confiança/resistência, interação e cooperação, além da consideração dos processos de intuição, interpretação, integração e institucionalização, usualmente abordados em estudos relativos a aprendizagem organizacional, para pesquisas de aprendizagem interorganizacional no setor público.

Publicações: 332830.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Andrea Valéria Steil (orientadora), Isamir Machado de Carvalho

O objetivo desta tese é descrever a dinâmica de funcionamento dos mecanismos de proteção e de compartilhamento de conhecimento, no processo de desenvolvimento de software, em uma organização pública do setor de tecnologia da informação (TI). A pesquisa realizada para desenvolver esta tese adota a estratégia de Estudo de Caso, com finalidade descritiva e nível de análise organizacional. Para a coleta de dados foi feita análise documental, aplicado questionário, e realizadas entrevistas. Foram envolvidos 15 respondentes, sendo oito do nível estratégico, lotados na sede da empresa, e sete do nível tático-operacional, lotados em uma regional, onde ocorre o processo de desenvolvimento de software estudado. Os resultados obtidos são: a) mecanismos de proteção de conhecimento por fases, b) mecanismos de compartilhamento de conhecimento por fases, c) ativos de conhecimento protegidos, d) aspectos da proteção e do compartilhamento de conhecimento, e) composição da dinâmica de funcionamento dos mecanismos na organização estudada. Os resultados desta pesquisa contribuem para a melhor compreensão da interdisciplinariedade entre a Administração e o Direito ao tratar de propriedade intelectual no âmbito da gestão do conhecimento. Os resultados mostram que a adoção de mecanismos permite escolher "o que" e "como" proteger o conhecimento ou compartilhá-lo. Os resultados também contribuem para a discussão da existência de tensão, conflito e dilema entre proteção e compartilhamento de conhecimento, considerando o contexto no qual está inserido. A contribuição da pesquisa para gestores da área pública reside no apoio à escolha de mecanismos adequados às suas organizações, e para os formuladores de políticas em organizações públicas, insumos para a definição de estratégias relacionadas aos mecanismos. Esta tese contribui para promover a gestão do conhecimento, quanto à proteção e ao compartilhamento de conhecimento, na prestação de serviços públicos na área de tecnologia da informação (TI) em prol do cidadão brasileiro. Limitações da pesquisa são apontadas e indicadas possibilidades de estudos futuros.



[Form ERROR not found!]

IPEA

facebook.png twitter.png youtube.pnglinkedin

Sobre o Observatório de  
Gestão do Conhecimento

O Observatório Ipea de Gestão do Conhecimento (GC)
e Inovação na Administração Pública - OIGC disponibiliza
informações atualizadas semanalmente sobre temas de
relevância para à excelência na gestão pública.
 
Ótima leitura!