Monografia

Trilhas de aprendizagem: percepção dos servidores públicos

Publicações: Keila_Maria_Alves_-_TCC_-_EGP_11_-_GEP.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Keila Maria Alves, Maria Júlia Pantoja Britto (orientadora)

Este artigo tem como objetivo analisar o papel do servidor público no processo de aprendizagem, bem como levantar suas percepções quanto às vantagens e desvantagens da utilização das trilhas de aprendizagem como ferramenta para desenvolver as competências profissionais. Busca-se também descrever a percepção dos servidores quanto aos modelos tradicionais de treinamento, comparando-os ao processo de ensino aprendizagem baseado em trilhas. A pesquisa foi classificada como metodológica, sendo o questionário instrumento utilizado para a coleta de dados. Os resultados permitiram identificar que as trilhas representam, tanto para os servidores que atuam na área de capacitação, quanto para os profissionais que não atuam diretamente nas áreas de desenvolvimento, uma estratégia de aprendizagem inovadora e eficaz que possibilita um aprendizado contínuo e flexível, por meio de múltiplas formas de aperfeiçoamento. Nesse viés, os resultados ainda sugeriram que, embora o aprendizado na Administração Pública deva ser realizado de forma contínua- sendo necessário romper com o paradigma de que a aprendizagem só acontece em salas de aula ou em um ambiente externo ao local de trabalho - a maioria dos órgãos representados pelos servidores que responderam ao questionário não desenvolve as competências por meio das trilhas de aprendizagem. Todavia, reconhecem que o processo de ensino aprendizagem torna-se mais motivador e produtivo quando o servidor conta com um mapa de capacitação, aliado a uma multiplicidade de estímulos.