Monografia

Lições aprendidas no uso do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográficas para a gestão pública das florestas brasileiras

Publicações: Humberto-compactado.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Fábio Ferreira Batista (orientador), Humberto Navarro de Mesquita Junior

O objetivo deste trabalho foi de analisar as lições aprendidas a partir das experiências no uso do Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas nos últimos dez anos, no âmbito da Gestão Pública das Florestas Brasileiras, e como as instituições de Estado as incorporam e utilizam para aprimorar a Gestão Pública. A Gestão do Conhecimento oferece ferramentas de captura de experiências por meio da transformação de conhecimento tácito em explícito. Dentre as possibilidades estão as narrativas, relatos pós-experiência, estudos de caso, bem como a identificação de lições aprendidas. A metodologia adotada neste trabalho foi de realizar uma pesquisa bibliográfica e documental que possibilite o levantamento dos principais pontos de inflexão ou mudanças no uso das técnicas de geoprocessamento, e que consequentemente implicaram em mudanças na gestão pública florestal. Foram identificadas as principais lições aprendidas, e então, analisadas como estas são utilizadas pelas instituições públicas. Foi observado que as lições aprendidas foram assimiladas utilizadas pelas instituições, quando estão relacionadas a processos que envolveram a transferência de conhecimentos técnicos e a disseminação de informações. Um caso foi monitoramento florestal por satélite utilizado para ações de comando e controle na fiscalização ambiental. Neste caso, as lições foram incorporadas e em decorrência dos resultados positivos obtidos. Por outro lado, ocorrem casos em que ha incorporação e desenvolvimento das técnicas, sem que as lições aprendidas sejam incorporadas institucionalmente. Este é o caso da análise espacial do uso ambiental nas propriedades rurais. Embora tenham sido desenvolvidas e incorporadas as técnicas, os resultados esperados da politica ainda não foram obtidos. Consequentemente as lições aprendidas não são devidamente incorporadas nas instituições, resultando em retrabalho e perda da memória institucional. Neste caso foi recorrente a transferência dos problemas para outras esferas institucionais. Possivelmente problemas que envolvem aspectos político-sociais que ainda não foram devidamente abordados, decorrem na intensificação do foco da implementação da politica no desenvolvimento e investimento nas técnicas e tecnologias, por repetidas vezes, e em loci institucionais diferentes. No ambiente institucional sem um nível estruturado de Gestão do Conhecimento, como no setorial estudado, os resultados obtidos sugerem que nas situações e sucesso é mais frequente a assimilação das lições aprendidas e nas situações de fracasso as lições aprendidas não são assimiladas e utilizadas pelas instituições.