Dissertação

A perspectiva processual da gestão do conhecimento na atividade de planejamento de demanda de firmas

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Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): André Eduardo Miranda dos Santos, Silvio Popadiuk (orientador)

Grande atenção tem sido dada à temática gestão do conhecimento nos últimos anos. Artigos e livros têm sido publicados e empresas têm aumentado os investimentos nesse campo de estudo, que apresenta multidisciplinariedade com outros temas, como sistemas de informação, gestão de recursos humanos e comportamento organizacional. Inseridas em um ambiente de concorrência e competitividade, grandes empresas convivem com a constante variação da demanda de seus produtos, o que torna essencial a existência de uma atividade diária de previsão de situações futuras, a fim de se maximizar os resultados e de se fornecer valor ao negócio. Tal atividade se situa em um campo de estudo que passa pela área de marketing e planejamento de produção. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi relacionar a gestão do conhecimento, sob uma perspectiva processual, na atividade de planejamento de demanda, em uma pesquisa de caráter exploratório realizada em cinco empresas diferentes, pertencentes a cinco setores diferentes, caracterizada como um estudo de multicasos. As evidências foram perquiridas por meio de entrevistas, observação e análise de documento, sendo que, para análise e interpretação dos dados, foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados revelaram a presença de elementos de conhecimento explícito, tácito e cultural na atividade de planejamento de demanda: ferramentas de tecnologia da informação e documentos, experiência dos profissionais, meios de transferência do conhecimento, interação coletiva, relações sociais e visão corporativa que direciona o negócio empresa. Além disso, os processos de criação, transferência, armazenamento e de uso do conhecimento também foram considerados no resultado da pesquisa, destacando-se os diferentes encontros formais agendados para a troca de conhecimento e o elemento de combinação do conhecimento, caracterizados pela interação entre as pessoas durante a criação do conhecimento e proposto no processo de Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.