Dissertação

Lições aprendidas em projetos como estratégia de sistematização do conhecimento organizacional: um estudo de caso de uma universidade pública federal

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Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Américo da Costa Ramos Filho (orientador), Fábio Silva de Figueiredo

Gerenciar o conhecimento organizacional ainda é algo desafiador para as organizações públicas atuais. Gerenciá-lo em projetos de consultoria interna pode ser ainda mais trabalhoso. A organização pública em questão é uma Universidade Federal do sudeste do Brasil que nos últimos anos vem desenvolvendo projetos de consultoria interna junto ao seu setor de planejamento. Este modelo de gestão nasceu da necessidade de se responder de maneira mais efetiva às carências organizacionais que se originaram, acima de tudo, da rápida ampliação que esta organização sofreu nos últimos anos em virtude do programa REUNI. Esses projetos versam, sobretudo, acerca de demandas administrativas complexas, como compras de grande vulto e estudos de reestruturação administrativa que demandam uma análise mais aprofundada para a sua correta solução o que, em princípio, foge do cotidiano operacional dos órgãos internos. Entretanto, esse modelo trouxe consigo, além dos benefícios próprios da consultoria interna, um expressivo aumento do conhecimento organizacional que passou a ser rotineiramente criado por essa equipe. Assim, percebeu-se uma lacuna estratégica na determinação de uma ferramenta que fosse capaz de sistematizar este conhecimento organizacional. Desse modo, tendo como base o modelo de conversão do conhecimento (modelo SECI – Socialização, externalização, combinação, internalização) de Nonaka e Takeuchi (1997) e partindo do pressuposto de que a prática de lições aprendidas é determinante e crítica para a sistematização do conhecimento organizacional em projetos de consultoria interna, chegou-se à formulação da seguinte pergunta de pesquisa: como a prática de lições aprendidas poderia sistematizar o conhecimento organizacional em projetos desenvolvidos por uma equipe de consultoria interna em uma instituição federal de ensino superior? Para se obter a resposta a tal pergunta, buscou-se investigar como os projetos de consultoria interna e a gestão do conhecimento podem se valer das práticas de lições aprendidas para efetiva gestão do conhecimento organizacional no âmbito desses projetos. A pesquisa é aplicada, tem natureza descritiva, possui uma abordagem qualitativa e utiliza o método de estudo de caso único. Como resultado foi identificado que a aplicação das lições aprendidas ao processo de sistematização do conhecimento está intrinsecamente ligada à dinâmica da interação entre o conhecimento tácito e explícito que esta prática pode proporcionar, levando à criação de conhecimento organizacional e também que ela é um importante ativo de processo organizacional que pode, além de evitar erros em projetos futuros, promover a perpetuação de melhores práticas no contexto dessa equipe. Portanto, a conclusão do estudo é que as lições aprendidas sistematizam a gestão do conhecimento em equipes de consultoria interna no momento em que esta é uma ferramenta capaz de criar uma dinâmica de interações entre os indivíduos que perpassa toda a espiral de criação do conhecimento em um movimento ascendente e contínuo. Por fim, espera-se, que este trabalho agregue valor ao campo da gestão do conhecimento em projetos, notadamente no setor público e contribua para estimular estudos futuros sobre estes temas.